segunda-feira, 30 de abril de 2012

Riqueza


10 passos para enriquecer


O título do box na matéria “Como enriquecer juntos”, da Época desta semana, chamou minha atenção como, provavelmente também a você que clicou aqui para conferir esta postagem. Mais importante que os “10 passos para enriquecer”, porém, é o subtítulo: “As etapas para equilibrar as finanças do casal”. Veja aí:
1 – Negocie a dívida. É preciso agir rápido para frear os juros. É importante fazer uma relação dos valores devidos, cortar gastos e priorizar o pagamento das dívidas que crescem mais rápido.
2 – Substitua os juros mais altos. É interessante obter empréstimos a juros mais baixos para quitar as dívidas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial. Na dúvida, estique o prazo, com parcelas menores.
3 – Crie boa reputação. Tente virar o cliente que merece crédito barato nos bancos. Não abuse do que cheque especial, seja pontual com dívidas e o cartão e mantenha contato com o gerente do banco.
4 – Forme uma reserva. Invista nela antes de pensar na aposentadoria ou em comprar um casa. Reserve de três a seis meses de gastos. Vale assumir cortes de gastos até conseguir.
5 – Melhore o consumo. Gaste dinheiro com o que mais contribui para a felicidade familiar. Converse com o parceiro para identificar as prioridades para o bem-estar do casal.
6 – Planeje a renda. Poupe uma parte do que ganha. Se não há pressa em se aposentar, 10% da renda será suficiente. Previdência privada é um bom jeito de começar, mas há alternativas mais rentáveis.
7 – Poupe regularmente. É importante transformar os sonhos em metas, estimando o tempo necessário para atingi-los. Cada sonho realizado incentiva outros.
8 – Envolva-se com o mercado. Arregace as mangas e se envolva com o mercado de investimentos. Pode ser ações, imóveis, leilões, qualquer um que permita comprar barato e vender caro.
9 – Pesquise sempre novos investimentos. Não se acomode, mesmo se o patrimônio estiver bem investido. Uma vez ao ano, pelo menos, confira se o dinheiro poderia estar mais bem aplicado.
10 – Conquiste sua independência. Independência financeira é chegar ao ponto em que o patrimônio garanta rendimentos que custeiam seus hábitos de consumo. Então, cada dia de trabalho aumentará seu patrimônio.
(Fonte: Revista Época, 30 de abril de 2012, p. 108)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...