terça-feira, 15 de maio de 2012

Gênesis 29



Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária
Gênesis 29 
Introdução a Gênesis 29
Uma linda história de amor ente Jacó e Raquel, mas com alguns atropelos, trapaças e decisões equivocadas – e  como resultado, uma verdadeira confusão em sua vida. Leia os dois capítulos analisando como as coisas são tão belas enquanto o coração responde obedientemente aos designíos do Senhor. Mesmo diante da trapaça, Jacó poderia ter ficado com Lia e esperado pela intervenção do Senhor, mas aceitou a proposta de Labão e acabou vivendo uma grande confusão. O pecado tem suas consequências duras, mas apesar de tudo Deus derrama sua misericórdia sobre Jacó e sua descendência, cumprindo fielmente Sua promessa a Abraão. /Pr.Manassés Queiroz/

Leia ou ouça o capítulo 29 de Gênesis clicando em:   http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/29     ,ou leia em sua bíblia.

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 29


Após uma longa viagem Jacó chega a Mesopotâmia, à região onde seu tio Labão morava. À beira do poço onde os rebanhos de ovelhas recebiam água ele se encontrou com a bela Raquel. Foi amor à primeira vista!

A emoção foi grande demais. Após declarar seu parentesco para com ela e beijar a Raquel, Jacó começou a chorar em voz alta. Este relato indica a natureza sensível de Jacó.

Labão foi até Jacó e o convidou para vir até a sua casa. Jacó ficou morando com ele. Após um mês trabalhando junto a Labão, Jacó perguntou se o seu salário poderia ser a permissão para casar com Raquel após sete anos de trabalho. Labão aceitou e ambos fizeram esse acordo. Pelo tanto que Jacó amava a Raquel os sete anos pareceram como alguns poucos dias.

Foi então que algo trágico aconteceu. Labão na noite de núpcias enganou a Jacó e lhe entregou a irmã mais velha, Lia, no lugar de Raquel. Jacó, provavelmente bêbado devido as festividades do primeiro dia do casamento, somente no dia seguinte percebeu ter se deitado com Lía e não com Raquel.
O que você faria se fosse enganado dessa maneira? Devolveria a noiva indesejada? Seria agressivo com o tio inescrupuloso? Fugiria com a pessoa amada? Nenhuma das alternativas parecem satisfatórias.


Jacó confrontou o tio por meio de palavras. A solução proposta por Labão foi Jacó casar-se também com a filha mais nova, Raquel, em troca de outros sete anos de serviço. Que mercenário! Jacó acabou bebendo do próprio veneno. Assim como enganou ao pai, agora fora enganado pelo tio.

A história de Jacó nos mostra claramente que o pecado não compensa, pois o seu fim sempre será o sofrimento e a dor. Se Jacó tivesse chegado a Padâ-Arâ como um homem independente financeiramente, com a consciência limpa e a auto-estima elevada, teria podido escolher Raquel como esposa em condições muito mais favoráveis.

Apesar de Jacó estar colhendo os resultados de seu próprio erro, é importante lembrar que Deus estava com ele confortando-o, fortalecendo-o e ajudando-o a ser honesto e leal em todos os momentos.

Querido Deus, livra-me das tolices de hoje para que eu não tenha que chorar a infelicidade e a miséria depois. /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...