domingo, 20 de maio de 2012

Gênesis 34



Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária

Introdução a Gênesis 34


Algo terrível aconteceu na família de Jacó. Diná foi violentada e a ira dos seus irmãos foi ascendida contra a casa de Hamor. Observe como terminou mal o caso – todos os homens da casa de Hamor foram assassinados pelos filhos de Jacó. Por meio de um engano bem maquinado os hebreus pagaram o mal com o mal. Jacó sabia que coisa lamentável havia acontecido perante Deus e se colocou como um intercessor para remissão dos pecados de seus filhos. O engano, a traição, o pecado, são caminhos de morte e o juízo pertence somente a Deus. Nunca o pecado valerá a pena. Leia, medite e reflita. /Manassés Queiroz/


Leia ou ouça o capítulo 34 de Gênesis clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/34   ,ou leia em sua bíblia.

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 34


Jacó retornou a terra de Canaã e armou acampamento próximo a cidade de Siquem. Inclusive comprou a parte do terreno onde havia montado acampamento. Ali Jacó edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel (poderoso é o Deus de Israel). A gratidão transbordava no coração de Jacó. Agora ele era um homem livre em sua própria terra natal.

Contudo viver neste mundo oferece muitos perigos e surpresas desagradáveis. Num dos dias em que Diná saiu para conhecer as mulheres daquela terra, Siquem, filho de Hamor, governador daquela região, a viu, agarrou-a e a violentou. Apesar de ter feito um ato tão repulsivo “ele amou a moça e falou-lhe com ternura” (Gn 34:3). Propôs casar-se com ela.

Quando a notícia chegou até Jacó foi um golpe muito duro para ele. A triste notícia foi dada aos irmãos, quando estes chegaram do campo onde estavam com os rebanhos. Os irmãos “ficaram profundamente entristecidos e irados” com o que havia acontecido, como era de se esperar. A violência sexual é inaceitável em qualquer cultura.

O que fazer diante da tragédia? Aceitar o pedido de casamento de Siquem ou recusar? Na vida existem situações muito difíceis em que é preciso muita coragem para encontrar uma saída.

Os filhos de Jacó agiram com falsidade. Ao invéz de dizerem que não estavam dispostos a entregar a sua irmã em casamento a Siquem, propuseram uma condição para o casamento ser realizado. Se o povo da cidade de Siquem aceitasse ser circuncidado Diná seria concedida em casamento a Siquem.

Talvez para surpresa dos filhos de Jacó, os Siquemitas aceitaram o acordo e todos os homens e meninos da cidade foram circuncidados. Ocorre que dias depois dois filhos de Israel entraram na cidade de surpresa e mataram a todos os homens. Como se não bastasse, os demais irmãos vieram e saquearam a cidade e levaram cativas todas as mulheres e crianças.

Que mau testemunho! Os sentimentos de tristeza e ódio sobrepujaram os valores morais da verdade e da justiça.

Que Deus nos livre de passar por uma situação parecida como a que Jacó e seus filhos passaram. Que Deus nos livre de agirmos por impulso e não por princípio. Quando a hora do desespero chegar, que possamos encontrar a saída através da uma comunhão profunda com Deus.
 /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...