quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gênesis 38


Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Gênesis 38
Introdução
Judá e Tamar vivem experiências de decisões e soluções humanas e carnais. O que vale é a esperteza? Vale tudo para levar vantagem? Quando o homem não dá espaço para a fé nas resoluções divinas as coisas se complicam e as consequências seguem para o resto da vida. Leia esta triste história de pecados e atrapalhadas, mas, sobre tudo, veja a misericórdia de Deus. /Pr. Manassés Queiroz/

Leia ou ouça o capítulo 38 de Gênesis clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/38

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 38

A narrativa de Gênesis 38 começa dizendo que Judá foi morar longe dos seus irmãos. Isso naquele tempo não era comum. O normal era os familiares morarem juntos formando assim uma comunidade. Por que será que Judá afastou-se dos seus irmãos? Talvez porque junto ao seu amigo Hira ele tenha encontrado um ambiente mais acolhedor com menos desconfianças, críticas e disputas pelo poder.

Judá casou-se com Suá, uma Canaanita, que lhe deu três filhos: Er, Onã e Selá. Er casou-se com Tamar. “Mas o Senhor reprovou a conduta perversa de Er, filho mais velho de Judá, e por isso o matou” (Gn 38:7).

Segundo os costumes da época, Judá disse ao segundo filho para casar-se com a viúva. Onã casou-se com Tamar, mas não quis gerar filhos que seriam considerados descendentes do seu irmão mais velho. Se o irmão mais velho não tivesse descendentes, a herança que lhe caberia seria maior. Agindo assim de maneira tão egoísta, Onã foi reprovado e morto pelo Senhor.

O correto seria Judá dar o terceiro filho a Tamar como marido. Entretanto ele teve medo de que o terceiro filho também viesse a morrer, deixando-o sem descendentes. Disse então a ela para ir morar na casa dos pais até que seu filho Selá crescesse. O rapaz cresceu, mas não lhe foi oferecido como marido conforme prometido.

Judá deixou de fazer o que era correto por temer algo que ele não sabia se iria acontecer ou não. Quantas vezes agimos da mesma maneira.

Pobre Tamar. Pelas convenções sociais de sua época, ela não deveria procurar outro marido, senão o irmão de seu falecido marido. No entanto este não lhe era oferecido. O que fazer?

Tamar fez algo arriscado. Envolveu-se sexualmente com a única pessoa que poderia livrá-la de ser morta pelo ato praticado – o próprio sogro que lhe negava um marido.

Tamar engravidou e tornou-se mãe de gêmeos. Um de seus filhos, Perez, foi ancestral de Davi e de Jesus.

A história de Judá e Tamar é um convite para não julgarmos as pessoas pelas aparências. Somente Deus sabe porque Judá foi morar longe dos seus irmãos. Somente Deus sabe das razões que levaram Tamar a buscar desesperadamente ter um filho. Somente Deus conhece o coração e dá a cada um a merecida recompensa.

Senhor, livra-me de agir com perversidade e de julgar ao meu irmão./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...