domingo, 13 de maio de 2012

Gênesis 27



Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária-
Introdução a Gênesis 27

Tendo envelhecido Isaque e quase não podia ver chamou seu primogênito para dar a bênção. Foi assim que Isaque foi vítima do engano do seu próprio filho Jacó. Seu irmão Esaú ficou louco de raiva, claro, sentiu-se trapaceado. Esse foi o start de um problema que esmagaria a consciência de Jacó e o faria sofrer por muitos anos, até que encontrasse o perdão. Leia a história, medite e tire lições preciosas para sua vida. Observe sobre tudo a misericórdia de Deus e como Ele trabalha para a recuperação de um pecador./Pr.Manassés Queiroz/

Leia ou ouça o capítulo 27 de Gênesis clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/aa/gn/27     , ou leia em sua bíblia.

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 27

Quando Esaú estava com quarenta anos casou-se com Judite e Basemate, mulheres Hititas, moradoras da terra de Canaã. Essa foi uma péssima escolha. Elas foram uma fonte de amargura para Isaque e Rebeca por muitos anos. Seus hábitos e costumes, trazidos da casa dos pais, distoavam muito dos valores do sogro e da sogra.

Por que será que Esaú não foi buscar uma esposa para si na Mesopotamia, entre os parentes de Abraão? Será que era alguém impulsivo e que não gostava de esperar? E porque será que ele casou-se com duas mulheres e não apenas com uma? Aparentemente escolheu seguir os costumes da terra e não os ensinos aprendidos em seu lar. Pode ser também que a falta de união entre os pais tenha contribuido para deixar Esaú um pouco inseguro quanto ao que realmente desejava na vida.

Aparentemente Jacó e Rebeca não conseguiram alcançar a unidade plena que é privilégio de todo casal alcançar após alguns anos de convivência. Tal realidade se mostrou mais evidente no momento de escolher o filho para receber a tradicional bênção paterna. Isaque, sem consultar a Sara, chamou o filho mais velho para abençoar. Sara, sem consultar ao marido, convocou o filho mais novo para enganar o pai, fazendo-se passar pelo irmão.

Jacó estava um pouco receoso de enganar o pai dessa maneira, mas atendeu aos rogos da mãe e recebeu a bênção. Quando Esaú chegou descobriu que havia sido passado para trás.

No diálogo que se seguiu com o pai nota-se o desespero de Esaú: “Meu pai, o senhor tem apenas uma bênção? Abençoe-me também, meu pai!” Então chorou Esaú em alta voz.

Como Isaque era filho único por parte de Sara e havia recebido toda a bênção de Abraão em detrimento dos demais irmãos carnais, na mente dele não havia como os dois filhos serem abençoados. Ou um seria abençoado ou o outro.

O que Isaque deixou de compreender, naquele momento, é que para Deus não existem filhos de segunda qualidade, não existe escassez de recursos. Todo aquele quiser poderá receber a sua bênção.

Se em seu lar, no seu trabalho ou mesmo entre amigos você tem sido deixado em segundo plano, não se desespere. Ninguém poderá lhe roubar a bênção que Deus tem reservada para você. Seja fiel, seja obediente aos mandamentos do Senhor e você terá um futuro brilhante pela frente./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...