segunda-feira, 7 de maio de 2012

Uma Palavra de George Foster



Por alguns anos eu venho lendo, estudando, escrevendo, e pregando sobre o tema do valor que nos é dado por Deus. Há necessidade urgente e fundamental de reconhecermos que cada um de nós é extremamente valioso aos olhos de Deus. O verdadeiro segredo para alcançarmos uma auto-estima sadia é saber que possuímos um valor que nenhuma pessoa, nenhum poder, até mesmo nenhum ato de pecado pode nos roubar e esse valor vem do Senhor.

Esse fato não nega a realidade de que temos pecado e somos culpáveis diante de Deus. Ele nos chama para sentir, reconhecer e confessar esta culpa ao Criador, que obviamente visava coisas melhores para nós quando nos criou e deseja coisas melhores para nós até o dia de hoje. É por esta razão que enviou Jesus que veio revelar e oferecer-nos uma nova vida e derramar seu sangue para redimir-nos do nosso pecado.

Jesus declarou sua missão neste mundo em poucas palavras:“O filho do homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19.10)

Até hoje ele nos deseja, busca, atrai, e chama, à reconciliação para que possamos desfrutar do relacionamento com Deus que é a própria razão da nossa existência. Quando nos arrependemos verdadeiramente dos nossos pecados e entregamos nossa vida ao Senhor, Êle, nos perdoa, remove nossa culpa e passa a habitar em nosso coração, dando-nos o poder de viver uma nova vida.

Às vezes, no entanto, levamos a questão da culpa a um extremo perigoso e doentio.

Além de sentir-nos culpados pelas coisas erradas que fizemos, muitas vezes temos adquirido um sentimento exagerado de vergonha da pessoa que somos. Quando agimos baseados em vergonha doentio, perdemos o potencial de ter efetuada em nós uma mudança sadia. Impedimos o que Deus quer fazer para transform-nos nas pessoas sadias, limpas, santas que ele visava quando nos criou e nos redimiu.

Quando nos deixamos dominar pela vergonha, às vezes é por que inconscientemente queremos tirar de nós a responsabilidade pelas coisas erradas que cometemos, colocando a culpa em Deus pela maneira que ele nos criou. Já não é mais aquela desculpa: “O diabo me fez fazer isso!” Agora virou, “Eu não podia resistir. É assim que eu sou. Deus me criou desse jeito, então a culpa é dele!” O conclusão final nesse processo é, “Não existe esperança de mudança, Sou assim. Não tem jeito!”

Mas Deus tem coisas muito melhores para nós. Vamos assumir a responsabilidade da culpa de nossos erros, mas vamos rejeitar este sentimento exagerado de vergonha da pessoa que somos. Rejeitando a pessoa que achamos que se espera que sejamos, vamos aceitar a pessoa que somos e vamos abraçar o perdão e a aceitação de Deus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Ef 2.8-10)
/por George Foster/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...