sexta-feira, 15 de junho de 2012

Êxodo 10

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Êxodo 10
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/10


Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 10
Quanto maior o privilégio maiores as responsabilidades. A princípio Faraó conhecia pouco acerca do Deus verdadeiro. Conforme as pragas foram sendo derramadas sua compreensão aumentou. Faraó, no entanto, não agiu de acordo com o conhecimento recebido. Essa foi a causa de sua ruína.

Antes do derramamento da oitava praga Moisés e Arão compareceram perante Faraó e o alertaram para o próximo castigo divino que sucederia caso ele não deixasse o povo ir: gafanhotos se abateriam sobre a nação. A esta altura alguns oficiais recomendaram que seria melhor deixar o povo de Israel partir. Faraó cedeu parcialmente. Permitiu que os homens fossem adorar. Moisés, entretanto, não aceitou. Todo o povo, homens, mulheres e crianças deveriam participar dessa adoração coletiva.

A praga dos gafanhotos foi terrível. Faraó rapidamente mandou chamar a Moisés, pediu perdão a Deus e a eles pela dureza do seu coração e suplicou que ele orasse ao seu Deus para que a praga mortal fosse afastada. A praga cessou de um dia para o outro, mas Faraó não deixou o povo ir.

A nona praga não foi anunciada. Moisés não compareceu perante o lider maior do Egito. Grandes trevas se abateram sobre o pais durante três dias. O fato de Moisés não ter anunciado essa praga deveria ter levado o Faraó a refletir sobre o perigo que estava correndo. Que novas calamidades poderiam se abater sobre ele e o seu povo? Mas isto não ocorreu. Ele continuava a considerar como algo leviano opor-se aos desígnios divinos.

Diante da terrível escuridão, Faraó mais uma vez manda chamar a Moisés e lhe propõe um acordo parcial. Todos os humanos poderiam ir ao deserto adorar, mas os rebanhos deveriam ficar. Moisés não aceita. Num gesto de completo descontrole Faraó expulsa Moisés da sua presença e lhe diz: “Saia da minha presença! Trate de não aparecer nunca mais diante de mim! No dia em que vir a minha face, você morrerá”. Ao que Moisés respondeu: “Será como disseste; nunca mais verei a tua face” (Êx 10:28, 29).

A história do endurecimento do coração de Faraó nos leva a refletir acerca de nossa própria condição. Estamos  vivendo à altura dos privilégios recebidos? Temos atendido as advertências divinas? Aceitemos aos amorosos convites do Senhor antes que seja tarde demais.
/Jobson Santos/https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...