sexta-feira, 22 de junho de 2012

Êxodo 17


Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Êxodo 17
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando emhttp://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/17

Comentários do Pastor Jobson SantosÊxodo 17
Sob a liderança de Deus os filhos de Israel acamparam em diversos lugares até chegarem a Refidim. No entanto naquele lugar não havia água para beber. Após alguns dias angustiantes com escassez de água a frase mais ouvida no acampamento era: “está o Senhor entre nós ou não?” Questionavam a liderança de Deus e consequentemente a de Moisés.

O descontentamento foi tão grande que alguns do povo se tornaram violentos. Vieram até Moisés brigando e exigindo que providenciasse água para todos. Moisés consultou o Senhor que lhe respondeu: “Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante. Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber” (Êx 17:5, 6).

Moisés fez exatamente como o Senhor lhe ordenou e da rocha saiu água em abundância. Assim os descontentes e duvidosos tiveram mais uma prova de que Deus estava a frente daquele movimento e de que Moisés era um representante divino.

Em qualquer comunidade é necessário haver uma linha de autoridade. Lideres dependem de outros lideres a fim de a comunidade possa sobreviver e prosperar. Deus estava mostrando que o bem estar do povo em grande medida estava nas mãos dos líderes que cercavam a Moisés.

Dias depois os Amalequitas vieram atacar os Israelitas. O inimigo agora era externo, mas exigia uma organização do povo para enfrentar o perigo. Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos” (Êx 17:9).

“Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam” (Êx 17:11). Arão e Hur, que também subiram o monte Horebe, sustentaram as mãos de Moisés. Desse modo os inimigos foram derrotados.

Precisamos ser muito cuidadosos com a maneira como nos relacionamos com nossos líderes. Eles levam pesadas responsabilidades e é nosso privilégio orar por eles e auxiliá-los a fim de que desempenhem bem as suas funções. Quando líderes consagrados são apoiados e ajudados o povo de Deus prospera e vence batalhas.

Senhor, ajuda-me a apoiar de todas as formas possíveis os líderes em minha comunidade e igreja./Jobson Santos/https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...