sábado, 23 de junho de 2012

Êxodo 18


Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Êxodo 18
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando emhttp://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/18

Comentários do Pastor Jobson SantosÊxodo 18
Em algum momento da permanência de Moisés no Egito sua esposa e filhos retornaram para Midiã, certamente pela segurança deles. Agora em Horebe, seu sogro lhe traz sua mulher e seus dois filhos. Imagine a alegria da esposa ao encontrar o esposo após meses de afastamento! Pense na saudade dos filhos. Foi um encontro emocionante.

“Então Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor tinha feito ao faraó e aos egípcios por amor a Israel e também todas as dificuldades que tinham enfrentado pelo caminho e como o Senhor os livrara” (Êx 18:8). Note que as ações poderosas de Deus são motivadas pelo Seu imenso amor por nós.

No dia seguinte, Moisés retornou a sua rotina de julgar as causas do povo, de manhã até a tarde. O sogro de Moisés viu que aquele ritmo alucinante de trabalho não era benéfico e lhe propos um plano que envolvia três ações.

“Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões” (Êx 18:19). Em outras palavras, Jetro desafiou Moisés a passar mais tempo na presença do Criador, em oração, do que resolvendo problemas.

O segundo conselho enfatizou a importância da educação. “Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer” (Êx 18:20). Mais importante do que prover ao povo boas coisas é ensiná-los a valorizar e utilizar bem o que já possuem.

O último conselho de Jetro a Moisés foi: “escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você (Êx 18:21, 22).

Note que o mais importante no sistema sugerido por Jetro não era a quantidade de pessoas que os lideres teriam aos seus cuidados. O principal era o caráter dos líderes escolhidos. Precisavam ser pessoas competentes, leais a Deus e serviçais aos que estavam ao seu redor.

Se algum dia você for chamado para ser líder de um pequeno ou grande grupo procure ter a mesma característica exibida por Deus e por Moisés: profundo amor pelo povo.

/Jobson Santos/https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...