domingo, 10 de junho de 2012

Êxodo 5

Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Êxodo 5

Finalmente, Moisés encontra-se diante de Faraó, o homem mais poderoso do mundo de então, e inicia um processo de libertação. A libertação é um processo realmente porque existem vários fatores associados, mas o principal é o livre arbítrio. Você se sente um escravo ou está tentando ajudar alguém que se encontra prisioneiro de vícios, pensamentos, costumes ou qualquer outra forma de pecado? Veja como Deus opera com força, poder e misericórdia. Entenda como um servo de Deus opera Sua obra de libertação.

Leia ou ouça o capítulo 05 de  Êxodo clicando em:


Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 5
As grandes revoluções exigem tempo e paciência. Com a libertação do povo de Israel não foi diferente.

Moisés corajosamente compareceu perante Faraó e solicitou permissão para que todo o povo de Israel fosse ao deserto a fim de oferecer um festival a Deus. A resposta negativa de Faraó era esperada, mas ele desfez do Deus adorado pelos Israelitas: “Eu não conheço o Deus de vocês e não deixarei Israel ir”. Além disso, tornou o trabalho do povo ainda mais pesado de modo que eles ficaram paralisados de medo.

Faraó comandava um negócio opressor. O estado era mantido em grande parte pelo trabalho escravo de uma multidão de pessoas, principalmente Israelitas. A fim de manter esta máquina funcionando havia funcionários muito bem pagos que garantiam a produção. Alguns desses funcionários eram Egípcios, outros eram do próprio povo de Israel.

Que tristeza! Israelitas compactuando com a opressão de seus irmãos. Eram pessoas espertas que exerciam a liderança no sentido de convencer o povo de que não havia outro caminho senão submeter-se as exigências do rei.

Hoje não é muito diferente. Podemos não dar o nome de escravidão a muitas atividades profissionais, mas na verdade não está muito distante disso. As pessoas não tem o direito de parar para refletir sobre ideais mais elevados, não conseguem diminuir as exigências impostas sobre elas. Muitos não enxergam uma saída para sua triste condição.

Quem estará disposto a fazer alguma coisa para aliviar o fardo de multidões que estão à beira de um colapso? Quem será idealista o suficiente a ponto de colocar em risco a sua reputação em benefício dos menos favorecidos? A princípio pode ser que os esforços não resultem em nada. Pode até ser que a raiva dos poderosos se transforme em mais opressão, mas com o tempo o resultado virá, pois Deus está do lado da justiça.

Moisés foi taxado de inimigo do povo, por seus próprios compatriotas. Mas persistiu em sua missão. Com o tempo o resultado esperado viria, com a ajuda de Deus.

Pai querido, ajuda-me a não esperar soluções rápidas para problemas complexos. Dá-me paciência e perseverança na luta por causas nobres.

/Jobson Santos/https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...