sábado, 2 de junho de 2012

Gênesis 47

Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Gênesis 47
Introdução-
José apresenta a Faraó o seu pai e seus irmãos. O rei teve a oportunidade de demonstrar a José a sua gratidão e generosidade. Em contra partida José faz negócios excelentes e compra toda a terra do Egito para Faraó. Observe como a crise mundial da época foi grave e como as pessoas acabaram escolhendo o que é mais importante para sua vida e, inclusive, de como abriram mão de suas próprias posses. Deus é previdente para com Seus filhos. Aqueles que depositam sua fé no Senhor não morrerem pela fome de pão, ao contrário, terão sempre a Sua mão estendida em providências, assim como José pôde suprir aos seus parentes./Pr. Manassés Queiroz/

Leia ou ouça o capítulo 47 de Gênesis clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/47

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 47
Israel chegou ao Egito e foi apresentado a Faraó. O governante da nação mais poderosa do mundo, na época, foi bondoso com o patriarca. Deu a ele e a seus descendentes a oportunidade de morarem nas melhores terras do país, na região de Gósen.

Os tempos eram difíceis. “Não havia mantimento em toda a região, pois a fome era rigorosa; tanto o Egito como Canaã desfaleciam por causa da fome“ (Gn 47:13). Mas, graças a sábia adminstração de José, o Egito havia estocado uma enorme quantidade de grãos, capaz de fazer frente aquele desafio.

A fome foi tão terrivel que todo o dinheiro do Egito e de Canaã foi usado para comprar alimentos. Depois as pessoas venderam seu gado ao Faraó. Por último, os moradores do Egito venderam suas terras e a si próprios como escravos a fim de não perecerem de fome.

Ve-se a importância do planejamento e da operosidade. Em tempos de fartura foram estocados alimentos suficientes para enfrentar a demanda em tempos de crise. A economia e o sábio uso dos recursos financeiros em tempos de bonança nos livram de situações desesperadoras em períodos de escassez.

Nota-se também o cuidado com a estabilidade social. Mesmo quando todo o dinheiro, o gado e as propriedades do Egito passaram a ser de Faraó, a taxa de arrendamento das terras para o plantio não passava de vinte por cento da colheita.

Vivemos hoje dias em que os governantes estão cada vez mais ávidos por recursos. Impostos se acumulam sobre impostos dando a impressão que os cidadãos vivem para servir o estado e não o contrário. Aparentemente José determinou impostos razoáveis o que gerou nos moradores gratidão e respeito para com as autoridades.

Dois grupos de pessoas não precisaram vender as suas propriedades porque recebiam uma porção de alimento diretamente dos estoques de Faraó. As famílias dos sacerdotes e os parentes de José, descendentes de Israel.

José não apenas salvou a vida dos seus familiares, ele melhorou a qualidade de vida e salvou a vida de multidões. Seu exemplo é digno de ser imitado. Decida servir e não explorar aqueles que dependem de você. Proponha-se a construir um mundo melhor com o tempo e os talentos que Deus lhe concedeu./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...