quarta-feira, 4 de julho de 2012

Êxodo 29

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Êxodo 29
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/29

Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 29


A fim de atuarem como sacerdotes, Arão e seus filhos precisavam ser consagrados. Deus orientou nos mínimos detalhes como essa cerimônia deveria ser conduzida.

Para ofertas de ordenação deviam ser sacrificados um novilho e dois cordeiros sem defeito. Também deviam ser trazidos pães, bolos e wafers, todos sem fermento (Êx 29:1-2). “Depois traga Arão e seus filhos à entrada da Tenda do Encontro e mande-os lavar-se” (Êx 29:4). A cerimônia de lavarem-se ilustra a pureza que devemos ter para podermos trabalhar para Deus. Pureza de motivos, distância de qualquer coisa que contamine e nos afaste do Senhor.

Após ser vestido com as vestes de sumo-sacerdote Arão deveria ser ungido. “Unja-o com o óleo da unção, derramando-o sobre a cabeça de Arão” (Êx 29:7). O óleo na Bíblia é um simbolo do Espírito Santo. Deus o estava separando para aquele ofício e capacitando-o.

A cerimônia de consagração de Arão envolvia também a consagração do altar de sacrifício. “Durante sete dias faça propiciação pelo altar, consagrando-o. Então o altar será santíssimo, e tudo o que nele tocar será santo” (Êx 29:37). Neste altar seriam realizados os sacrifícios implorando o perdão de Deus para o povo.

Diariamente dois cordeiros deveriam ser sacrificados, um pela manhã e o outro ao por-do-sol. “Ofereça o outro cordeiro ao entardecer com uma oferta de cereal e uma oferta derramada, como de manhã. É oferta de aroma agradável ao Senhor preparada no fogo” (Êx 29:41). Embora seja repugnante pensarmos na morte dos cordeiros, para Deus era agradável, pois apontavam para o futuro sacrifício de Cristo Jesus - a única maneira de sermos reconcilados com Ele.

Deus planejou cuidadosamente a cerimônia de ordenação da Tenda do Encontro, do altar e a consagração de Arão e seus filhos. Havia uma razão para isso. “Nesse local eu os encontrarei e falarei com você; ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória. Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como sacerdotes. E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus” (Êx 29:43-45).

Hoje também Deus deseja que consideremos um alto privilégio falar com Ele, ouvir a sua voz e obedecer as suas instruções. Ele quer ser o nosso Deus a habitar conosco.

Senhor, por favor, habita em mim.

/Jobson Santos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...