sexta-feira, 13 de julho de 2012

Êxodo 38

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Êxodo 38
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/38

Comentários do Pastor Jobson Santos- Êxodo 38


O santuário do deserto não apenas teve um projeto bem elaborado. A execução do projeto foi bem feita e a prestação de contas foi precisa.

Dentro do santuário utilizou-se o ouro e a prata. Fora dele, no pátio, o principal metal empregado foi o bronze. O altar de holocaustos foi feito de bronze, bem como a bacia que os sacerdotes utilizavam para lavar as mãos e os pés.

Uma informação curiosa é que a bacia de bronze e a sua base foram feitos “com os espelhos das mulheres que serviam à entrada da Tenda do Encontro” (Êx 38:8). Essas mulheres eram dedicadas à Deus e quiseram ter o privilégio de contribuir com uma peça significativa do santuário.

A maioria dos materiais que chegaram para a confecção do santuário tiveram sua origem em ofertas voluntárias. Os artífices receberam uma tonelada de ouro e 2,5 toneladas de bronze. A prata, no entanto, veio por meio do recenseamento em que 603.550 homens acima de 20 anos contribuíram individualmente com 6 gramas de prata, o que resultou em 3 toneladas e meia.

Com a prata arrecadada foram feitas 100 bases de 35 quilos, as quais serviam de sustentação para as paredes e a cortina que separava os dois compartimentos do santuário. Embora sendo uma estrutura transportável e que precisava ser montada e desmontada, o santuário foi solidamente construído para resistir aos fortes ventos do deserto.

As cortinas do pátio foram feitas de linho trançado. Tinham uma altura de 2,30 metros. Essa altura conferia uma certa privacidade ao adorador que adentrava o pátio.

Você já imaginou o privilégio das pessoas que confeccionaram as cortinas de linho fino trançado? Fazer isso naquela época, com as poucas condições tecnológicas que eles tinham, era algo difícil. Mas os tecelões fizeram com amor e o resultado foi excelente.

Por ordem de Moisés tudo que foi arrecadado foi anotado e um relatório preciso foi dado de sua utilização. Isso gerou confiança nos artesãos e administradores que supervisionaram os trabalhos.

Quando você fizer algo que envolva a participação financeira de várias pessoas planeje uma prestação de contas. O mundo carece de projetos bem feitos e bem executados e de prestações de contas fidedignas. Assim o nome de Deus será exaltado, pois tudo o que está relacionado com o seu povo deve transparecer ordem, beleza e honestidade.
/Jobson Santos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...