segunda-feira, 16 de julho de 2012

Levítico: 1

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Levítico 01
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 01

Começamos hoje a leitura do livro de Levítico. Embora pouco apreciado, este livro encerra preciosas lições para a pessoa que está em busca de Deus.

“Gênesis é o livro dos começos, Êxodo é o livro da redenção, e Levítico é o livro da Expiação e de uma vida de santidade. Em Gênesis vemos o ser humano arruinado, em Êxodo vemos o ser humano redimido; em Levítico vemos o ser humano purificado, adorando e servindo ao Criador” — Merrill F. Unger, The New Unger’s Bible Handbook (Chicago: Moody, 1984), 85.

“Levítico é portanto uma obra de elevada espiritualidade, o qual através dos vários rituais de sacrifícios aponta o leitor seguramente para a morte expiatória de Jesus, nosso grande Sumo Sacerdote... Neste livro encontramos a base da fé e da doutrina Cristã” — R. K. Harrison, Leviticus: An Introduction and Commentary, Tyndale Old Testament Commentaries
(Downers Grove, Ill.: Inter-Varsity Press, 1980), 9.

O tema de Levítico é a santidade. Formas da raiz qadash (ser santo) ocorrem 152 vezes no livro - mais do que em qualquer outro livro do Antigo Testamento. O conteúdo do livro foi revelado por Deus a Moisés no monte Sinai.

No primeiro capítulo encontramos a solução prescrita por Deus para uma pessoa que havia pecado. Ela necessitava de um substituto. Para o pecador culpado ficar purificado diante de Deus alguém teria que morrer em seu lugar.

O pecador contrito deveria então oferecer a Deus um holocausto, ou seja uma oferta a ser totalmente queimada. O animal a ser morto no lugar do ofensor poderia ser um novilho, um cordeiro ou cabrito ou ainda uma ave.

Veja como essa cerimônia deveria ocorrer. “Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, para que seja aceito pelo Senhor , e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar” (Lv 1:3, 4).

Ao colocar a mão sobre a cabeça do animal, o penitente estava simbolicamente transferindo a sua culpa para o inocente animal e este era morto.

Esta cerimônia, embora cruel, leva o penitente a refletir sobre a sua conduta e a desejar não pecar.

Oração: Querido Deus, muito obrigado por Jesus o cordeiro de Deus que levou sobre si o meu pecado.
/Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...