terça-feira, 31 de julho de 2012

Levítico 16

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Levítico 16
Leia ou ouça o capítulo  de  Levítico clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/16
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 16
Os serviços do  santuário do povo de Israel eram muito impressivos e representavam verdades solenes.

O  santuário possuía dois compartimentos: o santo e o santíssimo. Diariamente os sacerdotes entravam no lugar santo para suplicarem perdão para o povo. Apenas uma vez por ano, no dia da expiação, o sumo sacerdote recebia permissão para entrar no santíssimo, a fim de realizar a purificação do povo e do santuário.

“Este é um decreto perpétuo para vocês: No décimo dia do sétimo mês vocês se humilharão [devem jejuar] e não poderão realizar trabalho algum, nem o natural da terra, nem o estrangeiro residente.  Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los. Então, perante o Senhor , vocês estarão puros de todos os seus pecados” (Lv 16:29-30).

Cada vez que um Israelita era perdoado o seu pecado era transferido, simbolicamente, para o sacerdote e, através dele, para o altar, o santuário e o Santo dos Santos. O perdão era concedido, mas o registro do pecado permanecia no santuário. Então, uma vez por ano o sumo-sacerdote devia fazer propiciação, ou expiação, ou purificação, a fim de que os registros de pecado fossem apagados.

“ O [sumo] sacerdote... fará propiciação pelo Santo dos Santos, pela Tenda do Encontro, pelo altar, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembleia” (Lv 16:32-33).

O dia da expiação era um dia solene. Através do sumo-sacerdote o povo comparecia diretamente na presença de um Deus santo e recebia a Sua aprovação ou não.

Em seu significado escatológico, o dia da expiação aponta para o momento em que Deus irá realizar o julgamento final. Cada um de nós terá que comparecer perante o tribunal de Deus, através do nosso sumo-sacerdote, para ser aprovado ou rejeitado.

Aqueles que forem aprovados no juízo final terão os seus pecados apagados dos registros celestes. Os que não forem aprovados colherão as consequências de suas escolhas. O mal deixará de existir.

Hoje vivemos o dia da expiação escatológico. Momento de colocar toda a nossa confiança em Jesus o nosso Sumo-Sacerdote e Juiz. Momento de suplicar que Ele nos declare aprovados no juízo. Este é um momento solene, mas feliz, pois indica que a libertação final da presença do mal está perto de acontecer.

Oração: Senhor vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.  (Salmos 139:24) /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...