domingo, 5 de agosto de 2012

Levítico 21

Reavivados por Sua Palavra- 
  
Leitura Diária- Levítico 21
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/21

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 21

 De acordo com o livro de Levítico os sacerdotes são os líderes espirituais de Israel. Se o sacerdócio vai bem, a nação vai bem. Portanto é importante haver sacerdotes piedosos e que mantenham intima comunhão com Deus.

Como parte da santidade do seu ofício os sacerdotes não deviam tornar-se cerimonialmente impuros. Isso abrangia diversas coisas.

Não deviam tornar-se impuros por causa da morte de pessoas que não fossem parentes próximos. “Um sacerdote não poderá tornar-se impuro por causa de alguém do seu povo que venha a morrer, a não ser por um parente próximo, como mãe ou pai, filho ou filha, irmão,” ou irmã solteira (Lv 21: 2-3).

Algumas pessoas cortavam a ponta da barba ou raspavam a cabeça, ou mesmo cortavam a si mesmas em sinal de desespero. Nenhuma destas ações  deveriam ser praticadas pelos sacerdotes.

E também eram proibidos de casarem com mulheres que não eram virgens. “Não poderão tomar por mulher uma prostituta, uma moça que tenha perdido a virgindade, ou uma mulher divorciada do seu marido, porque o sacerdote é santo ao seu Deus” (v, 7).

Quanto mais alta a posição de liderança espiritual maior a responsabilidade. Por isso exigia-se mais do sumo sacerdote do que dos sacerdotes em geral. Ele não devia tornar-se cerimonialmente impuro nem mesmo por ocasião da morte de seus pais (vv. 10-12).

“O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado, nem rasgará as roupas” (Lv 21:10). O rasgar as roupas era um sinal de luto pela morte de alguém ou uma expressão de indignação diante de algo.

O sumo sacerdote somente podia se casar com uma virgem. Não devia se casar nem mesmo com uma viúva.

Embora estas especificações  e exigências feitas aos sacerdotes do povo de Israel não sejam obrigatórias para os atuais líderes da igreja, os princípios permanecem. Os líderes devem ser um exemplo para o povo (1 Timóteo 3:1-13) e espelharem a perfeição de Deus.

Cada cristão é um sacerdote para Deus e deve fazer o seu melhor para representá-lo bem perante o mundo.

Senhor, ajuda-me a ser um representante teu à altura da tua santidade e beleza./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...