terça-feira, 14 de agosto de 2012

Números 3

Reavivados por Sua Palavra- 


Leitura Diária- Números 3
Leia ou ouça o capítulo  de  Números clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/3
Comentários do Pastor Jobson Santos- Números 3

A vida do povo de Israel centralizava-se no santuário. As doze tribos de Israel acampavam ao redor do mesmo, a uma certa distância. Já a tribo de Levi acampava nas imediações do santuário, devido as responsabilidades colocadas sobre eles.

“O Senhor disse a Moisés: ‘Mande chamar a tribo de Levi e apresente-a ao sacerdote Arão para auxiliá-lo.  Eles cuidarão das obrigações próprias da Tenda do Encontro, fazendo o serviço do tabernáculo para Arão e para toda a comunidade’ “ (Nm 3:5-6). "Eu mesmo escolho os levitas dentre os israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher israelita. Os levitas são meus, pois todos os primogênitos são meus" (v. 11-13).

Desde os tempos antigos o primogênito de cada família tinha algumas responsabilidades a mais que seus irmãos. Ele devia suceder ao pai na administração da casa e na liderança espiritual. Essa mesma função, agora a nivel nacional, devia ser desempenhada pela tribo de Levi, sob a liderança de Arão e Moisés e seus filhos.

Levi teve três filhos: Gérson, Coate e Merari. Cada um deles com os seus descendentes tinha um lugar específico e uma série de responsabilidades a desempenharem.

Os clãs Gersonitas acampavam a oeste, atrás do tabernáculo (v. 23). Cuidavam da tenda da Presença, suas coberturas e cortinas.

Os clãs Coatitas acampavam no lado sul do tabernáculo (v. 29). Cuidavam dos móveis e utensílios do santuário.

Os clãs Meraritas acampavam no lado norte do tabernáculo (v. 35). Cuidavam das armações, travessões, colunas e bases do santuário.

Os filhos de Arão e de Moisés acampavam no lado leste, em frente da Tenda do Encontro. “Tinham a responsabilidade de cuidar do santuário em favor dos israelitas. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximasse do santuário teria que ser executada” (v. 38).

Os filhos de Arão e de Moisés tinham uma função nobre, deviam trabalhar em favor dos Israelitas. Tinham o privilégio de obter de Deus a visão para o povo e implementá-la. Os demais Levitas, ajudantes de Arão, sabiam exatamente o que se esperava deles. A descrição de tarefas contribuía para maior eficácia da equipe como um todo.

Quando os líderes de um povo possuem a visão necessária e delegam sabiamente as tarefas entre seus liderados o resultado é a eficácia no cumprimento da missão./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...