domingo, 19 de agosto de 2012

Números 8

Reavivados por Sua Palavra- 
  
Leitura Diária- Números 8
Leia ou ouça o capítulo 8 de Números  clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/8  
Comentários do Pastor Jobson Santos- Números 7

O livro de Números é uma fantástica revelação de Deus. Através das experiências do deserto, passamos a vê-lo não apenas como Redentor e Senhor, mas também como Artista, Chefe de estado, Alto executivo e Diretor de recursos humanos.

Antes dos Levitas começarem a trabalhar eles foram oficialmente apresentados a comunidade e separados para a função que iriam exercer através de uma cerimônia repleta de significado.

O Senhor disse a Moisés: “Separe os levitas do meio dos israelitas e purifique-os... Você levará os levitas para a frente da Tenda do Encontro e reunirá toda a comunidade de Israel. Levará os levitas à presença do Senhor, e os israelitas imporão as mãos sobre eles. Arão apresentará os levitas ao Senhor como oferta ritualmente movida da parte dos israelitas: eles serão dedicados ao trabalho do Senhor” (Nm 8:5-6, 9-11).

A imposição das mãos sobre os levitas, por representantes do povo, queria dizer que a comunidade reconhecia que Deus os havia chamado e separado para um propósito nobre.

A ligação entre Deus e os Levitas era muito forte. Ele afirma: “escolhi os levitas em lugar de todos os primogênitos em Israel” (v. 18). Sob a supervisão de Arão e dos seus filhos os Levitas deveriam trabalhar em prol do bem estar da comunidade.

Por orientação de Deus os Levitas trabalhariam no santuário apenas dos 25 aos 50 anos. Apenas aqueles que estivessem no auge de suas capacidades deveriam ser escalados. Deus não desejava que ninguém começasse a trabalhar sem a necessária maturidade ou findasse a carreira profissional exaurido ou ressentido por ter sido explorado. Essa medida incentivava a camaradagem e o espírito de equipe.

Ver a Deus atuando como um chefe de estado ou alto executivo nos faz apreciá-Lo ainda mais. Ele não desejava impor uma carga pesada de trabalho sobre pessoas com mais de 50 anos, mas após essa idade eles poderiam ajudar conforme as forças lhes permitissem. Não há dúvida de que “o seu jugo é suave e o seu fardo leve” (Mt 11:30).

Jobson Santos (com pensamentos de Mark Sheffield)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...