domingo, 11 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Josué 22


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 22

Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/22

Comentários do Pr.  Heber Toth Armí  sobre Josué 22

Vitória alcançada não deve levar o povo de Deus a tirar férias da religião. Mesmo depois de ter recebido as promessas de Deus, o povo deveria continuar comprometido com o Deus que Lhes havia dado a vitória sobre o cananeus. Aqueles que buscam a Deus só quando precisam, ou quando estão em apuros se decepcionarão com Ele. Mas aqueles que, diante dos bons e dos maus momentos amam a Deus e permanecem fieis à Sua lei, serão recompensados grandemente. Desejo um bom dia e uma boa semana para você, mas não se esqueça de buscar a Deus mesmo quando tudo está bem e também quando não está. Este é o segredo do verdadeiro sucesso nesta vida!

Contradições teológicas podem surgir a qualquer momento, mas devem ser resolvidas imediatamente para preservar a unidade. Deus não causa divisão, mas une. Deus não deseja a contenda entre as pessoas que o amam, mas deseja a unidade, a harmonia e a paz. Surgiram duas maneiras de interpretar as coisas espirituais em Israel. Embora ambos os grupos envolvidos numa discussão teológica lutavam pela unidade entre eles, seus filhos, Seu Deus e sua nação (Josué 22:28-29), mas não sabiam. O objetivo do altar era o testemunho de unidade entre as duas partes da terra, entre as tribos que estavam na própria terra prometida e os que preferiram ficar além do Jordão.Os que questionaram a construção do altar desejavam a unidade teológica. Ao ouvir a explicação reconheceram que o altar era um sinal de que eles não deveriam estar separados pela geografia. Quando o povo de Deus se diverge, Satanás se satisfaz; porém, quando o povo de Deus resolve todo mal entendido, recebe a bênção de Deus. A quem você está agradando hoje?

A reflexão teológica bem equilibrada resolve tensões religiosas. Algumas tribos erigiram um altar, outras temeram juízos da parte de Deus ao lembrar o caso de Baal-Peor e o de Acã (Josué 22:17-20). Houve, então, um conflito teológico. Ao dialogarem entre si, houve um consenso de que a atitude dos construtores do altar estavam de acordo com a Bíblia (Josué 22:29; conferir Deut. 12:13-32), pois não era adoração. Diante dos questionamentos, uma explicação coerentemente bíblica satisfez os dois lados envolvidos na discussão teológica. Numa discussão teológica, devemos eliminar o orgulho, toda ideia preconcebida, ouvir a razão de determinada atitude, verificar na Bíblia e chegar a um consenso rápido, mas para isso deve haver humildade e sinceridade de ambas as partes...

D. L. Moody nos chama a atenção sobre Josué 22:5 - "Observe os seis verbos, todos os princípios básicos de uma vida piedosa diante do Senhor". Convido você que deseja realmente ser reavivado pela Palavra de Deus a aplicar à tua vida cada uma das partes do verso cinco do capítulo da leitura de hoje. Permita que sua paixão espiritual seja reavivada, nutrida e fortalecida. Esse verso aborda Reavivamento e Reforma. Elabore um sermão sobre ele, tire lições claras e objetivas para todas as áreas de tua vida. Se é isso o que você deseja, aplique-o a tua vida. Faça isso hoje, se possível agora! Eu já fiz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...