terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Josué-24


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 24
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/js/24

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/24/):
Renovação da aliança
Deus fez uma aliança com Israel no Monte Sinai (ver Ex. 19:3-6 e 20:1-7), e Moisés a renovou junto ao povo antes de morrer (Dt 29 e 30). Neste capítulo Josué renova mais uma vez a aliança antes de morrer.

Josué revisa aqui a história do que Deus fez por Israel: Ele os tirou da escravidão no Egito e abriu um caminho através do mar; Ele lhes deu a terra dos amorreus a oriente do rio Jordão, e transformou as maldições de Balaão em bênçãos. O Senhor derrubou os muros de Jericó e deu ao Seu povo a terra das sete tribos canaanitas (v. 11), às vezes enviando vespas para expulsá-los (v. 12).


Então Josué desafia os filhos de Israel a escolherem o Senhor como seu Deus para sempre. Três vezes eles fizeram um voto para serem fiéis ao Senhor (v. 16, 21, 24). Então Josué escreveu essas coisas no Livro da Lei e ergueu um monumento de pedra como testemunha do voto deles (v. 26-27). O povo cumpriu suas  promessas pelo restante de suas vidas, fortalecidos pelos “anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que sabiam todas as obras feitas pelo SENHOR a Israel“ (v. 31).

Hoje também devemos nos lembrar das muitas dádivas que o Senhor nos tem concedido. Jesus veio para viver e morrer por nós. Ele se tornou nosso mediador no Céu. Ele prometeu voltar e nos levar para nossa Terra Prometida celestial. Temos que relembrar constantemente Suas dádivas e com um coração cheio de gratidão renovar nossa decisão de segui-Lo fielmente (ver Mat. 26,27-28 e Hb. 8:8-12).

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...