terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto- RPSP- Juízes 14


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 14

Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/14
Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este capítulo revela o caráter de Sansão e prepara o palco para o resto da narrativa de sua vida. Sansão é um homem controlado por impulsos, fisicamente forte, mas fraco de espírito. Seu desejo de casar com uma mulher filistéia vai contra a vontade de seus pais, a lei bíblica e seu status consagrado como um nazireu. Mas nenhuma dessas bênçãos importa a Sansão que está apenas interessado no que bem lhe agrada (14:3).

Desde o nascimento Deus havia estabelecido uma regra de vida para Sansão que lhe ensinaria  disciplina e autocontrole. Para um homem com a força física para rasgar uma fera com as próprias mãos (14:6), temperança e autocontrole eram lições que Sansão não podia se dar ao luxo de perder. Mais importante ainda, como um juiz e libertador de Israel, Sansão era o líder espiritual de seu povo. Enquanto cada homem estava fazendo o que era reto aos seus próprios olhos, Sansão deveria fazer o que era certo aos olhos de Deus e trazer Israel para o Senhor. Infelizmente, foi com os olhos ("Eu vi uma mulher"), que ele primeiro falhou em viver à altura da sua elevada vocação.

O Senhor realizou o seu propósito através de Sansão, apesar de seu caráter fraco. Por duas vezes, o Espírito do Senhor vem sobre ele com o poder de realizar feitos maravilhosos. Este confronto inicial entre Sansão e os filisteus prenuncia os acontecimentos através dos quais o Senhor proverá livramento para o seu povo. No entanto, a infeliz proximidade de Sansão com os filisteus acabou provando ser sua ruína.

Deus tem um propósito para nossas vidas. Sansão sabia para o que havia sido chamado, mas este conhecimento não influenciou suficientemente o modo como ele viveu a sua vida. 

Deus poderia ter realizado muito mais através de Sansão se ele tivesse escolhido render sua vontade a Deus! A mesma escolha está diante de nós, hoje: sermos escravos de nossas paixões ou permitirmos que Deus nos molde como vasos sagrados.

Permitamos ao Espírito Santo moldar-nos segundo o Seu querer.

Justo E. Moralis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...