sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Projeto RPSP- Juízes 3


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 3
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/3

Comentários do Pr Heber Toth Armí 

Desde Juízes 2:20 até 3:4 fala das cidades pagãs poupadas por Deus. Claro que Deus poderia ter destruído todas elas sem mesmo o auxílio dos israelitas, mas não fez porque tinha pelo menos dois propósitos para Israel: 1) Castigar Seu povo pela desobediência, negligência e ociosidade; e, 2) Provar a fidelidade do povo e instruí-los na arte da guerra tornando-os fortes, saudáveis e vitoriosos. Diante destas informações, destacamos o seguinte: Deus poderia miraculosamente pregar o evangelho para todos no mundo inteiro num estalar de dedos, mas nos comissionou a sair e pregar para fortalecer nossa fé, nossa vida espiritual e moldar nosso caráter além de ser uma prova de discipulado. A questão é: Como você está se saindo nessa prova? Cuidado para não julgar os israelitas por causa de tua própria negligência, falta de fé e atitude correta! Faça diferente, vá à luta e conquiste muitas pessoas para Jesus desde hoje!

É somente quando o Espírito Santo separa uma pessoa para um propósito de liderança é que acontece uma reforma e um reavivamento espiritual. Os Juízes demonstram a necessidade de se entregar a Deus para liderar o povo. O que é triste é que o povo não desenvolve uma espiritualidade pessoal, pois, assim que os juízes morriam, os reavivados e reformados relaxavam, decaiam e pecavam arruinando a vida de toda a nação. Os líderes precisam desenvolver espiritualidade própria em cada pessoa, a experiência com Deus é individual. A função do líder espiritual é importante, mas, mais importante ainda é a experiência individual com Deus; para que, quando o líder faltar, não falte espiritualidade no povo. Desenvolva mais e mais a cada dia teu fervor espiritual, experimente diariamente uma renovação de sua paixão espiritual! Leia hoje Juízes 3.

Rei gordo, morto à espada, a gordura era tanta que cobriu a espada... como ninguém viu, os servos acharam que o rei estava aliviando o ventre na privada da sala de verão. A Bíblia relata cada coisa, muitas delas esquisitas, estranhas! O interessante que ela é a Palavra de Deus e tem muitas coisas para nos ensinar. Juízes 3 nos mostra que Deus usa todos os meios e todos os recursos para orientar a todos, desde o menor até o maior: Deus vê tudo, julga a todos e conduz tudo; por isso, nada melhor do que colocar nossa vida nas mãos dEle para vivermos bem e sermos bem sucedidos aqui neste mundo de pecado, imoralidade e perversidade! Confie mais em Deus hoje!

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/3/):

Juízes 3 é um lembrete da complexa e da pleno soberania de Deus. Neste capítulo, vemos um Deus que não fica de braços cruzados, distante, sem envolvimento, e passivamente desinteressado das decisões de seu povo. Ele não permite simplesmente que a relação de causa e efeito das decisões de Israel siga seu curso natural. Em vez disso, vemos um Deus ativamente envolvido tanto na disciplina quanto na  libertação do Seu povo. Além de levantar libertadores improváveis ​​como Otniel, Eúde e Sangar, é Deus quem disciplina de Israel ao "colocá-los" nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia (v. 8). Também é Deus quem ativamente fortalece a mão de Eglom depois de Israel novamente praticar o mal aos olhos do Senhor.

Perceber que Deus intencionalmente reforçou esses inimigos de Seu povo com o objetivo final de reunir esta nação rebelde a Seu redor me  mostra como nosso Deus não é manipulável. Nós não podemos colocá-lo em uma caixa e restringir o que ele pode ou não fazer. Estranhos, atos impensáveis ​​estão sendo mostrados aqui como estando perfeitamente de acordo com Seus propósitos e caminhos.
Lendo esse relato, eu me sinto novamente chamado para um temor tranquilo e uma submissão confiante àquEle cujas estratégias e ações estão além de minha compreensão.

Como Deus está agindo em sua vida hoje? Será que Ele está testando, disciplinando ou livrando você de maneiras que você não entende no momento? Você confia nEle não importa o que possa aconteça?
Brennon Kirstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...