terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Projeto RPSP- I Samuel 10

Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 10
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/10

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Geralmente o povo troca o melhor pelo pior, o bom pelo ruim, o confiável pelo questionável. Isso sempre foi assim. A voz do povo não é a voz de Deus. Nem sempre na multidão de conselheiros há sabedoria. O povo encontrou o jovem Saul escondido timidamente entre uma carga e o aclamou rei (I Samuel 10:17-24). O povo de Deus desejou a monarquia humana e não a divina, ansiaram por um rei para fazer frente às nações, porém, ironicamente, exultavam com um tímido, inexperiente e jovem guardador de jumentas. Os desejos humanos fazem escolhas que o tempo prova a tremenda ignorância. Deus atendeu a voz do povo para mostrar-lhes quão insensato é sem dependerem dos princípios divinos. A mensagem para nós é: sempre desconfie de si mesmo ainda que humanamente falando o plano de Deus pareça ilógico. Nunca duvide de Deus ainda que Seus planos confrontem os nossos melhores planos. Deus sempre sabe o que é melhor para nós, submeta-se a Ele hoje!

Não se engane, as aparências enganam. Saul, com sua humildade, aparência imponente e constituição física majestosa incutiu na mente do povo a ideia de uma escolha promissora. Mas não foi, nem mesmo com a ajuda de Deus e o poder do Espírito Santo. Nem tudo o que parece, de fato é. Nem tudo o que reluz é ouro. Nem tudo o que achamos e cremos de fato é como pensamos. Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Nossa única segurança está em dar ouvidos às orientações de Deus e nunca, nunca jamais rejeitá-las (I Samuel 10:18-19). Não permita ser iludido pelo teu coração para depois cair em tremenda desilusão. Confie mais em Deus, descubra quais são Seus planos, submeta-se a eles e tudo será diferente. Deus é o único que conhece o nosso coração de verdade, é ilimitado ao tempo e sabe o que é melhor para você; busque-O sempre, pois ainda que tenhas tomado decisões erradas Ele quer te guiar como fez com o povo de Israel na errada escolha de um rei terreno. Não se engane mais, confie em Deus e não no que teus olhos acham e tuas convicções declaram! Deus jamais irá te iludir e nunca decepcionará!

Lendo I Samuel 10 concluí que nunca mudaremos o nosso comportamento a menos que o Espírito Santo opere em nós. Nunca estaremos aptos para cumprir a missão de Deus sem a capacitação do Espírito Santo. Nunca alcançaremos o ideal de Deus sem o poder que Deus nos outorga por meio de Seu Espírito. Mesmo que fosse contra Sua vontade, Deus cuidadosamente escolheu o primeiro rei para Seu povo. Deus jamais viraria as costas para aqueles a quem ama, ainda que estes tenham virado as costas para Ele. Como Deus quer salvar a Seu povo, Ele não permitiria que o próprio povo escolhesse qualquer irresponsável para um cargo de tamanha responsabilidade, que é administrar uma nação. Além de escolher a Saul e chamá-lo para uma nova vocação, enviou o Espírito Santo sobre ele. Efetuou uma transformação a ponto de torná-lo um novo homem. Deus mudou os pensamentos, propósitos, desejos, atitudes... ou seja, a vida toda de Saul. Se Saul fosse assim dependente de Deus teria um reinado abençoado. Mudanças na vida é reforma espiritual, isso é impossível acontecer como deve ser sem a operação do Espírito Santo; por isso, antes da reforma espiritual vem o avivamento ou reavivamento espiritual, uma busca intensa e submissão ao Espírito Santo e à Sua santa vontade. Ele é quem tem poder de mudar pessoas! Ele pode fazer aquilo que não conseguimos reunindo todas as nossas habilidades e forças! Então, o que você está esperando para começar o avivamento e a reforma espirituais em tua vida? O Espírito Santo está disponível, e você está? Heber Toth Armí


 *****************************************
Leitura: I Samuel 10


Samuel convidou Saul para a refeição sacrifical e tratou-o de uma forma muito especial. Então, na manhã seguinte, Samuel falou com ele em particular e silenciosamente o ungiu como rei. Saul deve ter pensado: "Eu sou de uma tribo pequena. As tribos maiores nunca irão me aceitar!"

Contudo, o Senhor cuidaria também desse problema, mas primeiro Ele tinha um trabalho a fazer em Saul. Sua real necessidade era aprender a confiar totalmente no Deus de Israel. Ele deveria sempre se lembrar de que havia sido o Senhor quem o escolhera e feito dele rei. E que seu sucesso como rei viria do Senhor.

Samuel contou a Saul os eventos incomuns que lhe ocorreriam naquele dia, e todas essas coisas aconteceu exatamente como Samuel lhe dissera. Saul foi "mudado em outro homem!" (v.6). O Senhor havia começado Seu bom trabalho de graça em Saul e  iria completá-lo, se Saul guardasse o que lhe havia sido confiado, dedicando ao Senhor a obediência da fé (Cf. Fil. 1:6; I Tim. 6:20).

Então Samuel convocou uma assembleia nacional em Mizpá e "por sorte" (v. 20) e por Urim e Tumim, o Senhor escolheu Saul, o benjamita, como rei" (cf. v. 24). Saul foi pequeno aos seus próprios olhos e voltou para casa a esperar que Deus encaminhasse o restante do processo.
Na vida de Saul a luta havia começado, uma que todos nós enfrentamos: olharemos para  Jesus e confiaremos nEle, ou assumiremos nós mesmos o controle de  nossas vidas?

David Manzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...