quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Projeto RPSP- I Samuel 19


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 19
Leia ou ouça o capítulo de hoje: em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/19


Se o pecado não é confessado e abandonado ele irá crescer e apodrecer até resultar em nada menos do que assassinato. O ódio começou no céu com Lúcifer (Isaías 14) e culminou com a morte de Jesus. Semelhante ódio continua hoje a levar perseguição e assassinato ao povo de Deus (Apocalipse 12:12). Isto é o que vemos acontecer em 1 Samuel 19 com o rei Saul. Inicialmente ele era um homem orgulhoso, depois ficou com inveja quando alguém passou a ser estimado mais do que ele mesmo, se encheu de ódio e, finalmente, tornou-se disposto a matar o próprio ungido de Deus. Felizmente Deus não deixou Davi à mercê da vingança de Saul. Neste capítulo, vemos como Deus levantou três intercessores diferentes para se interporem em favor de Davi.

O primeiro intercessor é Jônatas, suplicando a seu pai pela vida do seu amigo, com o risco de sua própria vida. É este o tipo de intercessor que estamos sendo para o povo escolhido de Deus? "Somos um amigo mais chegado que um irmão?" Prov. 18:24.

O segundo intercessor é a esposa de Davi, Mical, a filha de Saul. Ela não apenas professa amar seu marido, mas se empenha de todo o seu coração e força física a fim de ajudá-lo a escapar. É este o tipo de intercessor que estamos dispostos a ser, transformando em ações a nossa retórica de amor, mesmo quando isso significa arriscar a nossa reputação? "Sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" Tiago 1:22 NVI.

O terceiro intercessor em favor de Davi é o profeta Samuel. E talvez a sua intercessão seja a mais importante das três. Neste capítulo, não o vemos argumentando com Saul ou agindo fisicamente a fim de salvar a vida de Davi, como os dois primeiros fizeram. Em vez disso, vemos o resultado que só poderia ter vindo de suas fervorosas orações. Vemos em operação aqui uma atuação tão poderosa do Espírito Santo de modo que ninguém, nem mesmo o rei Saul, conseguiu fazer mal a Davi. Este é um paralelo poderoso da história de Balaão em Números 23:8, onde ele mesmo é forçado a reconhecer: "Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar? " (NVI).

Eu acho que através desta história Deus quer nos ensinar a vital necessidade que Ele tem de intercessores. Não apenas em favor dos nosso vizinho perdido ou dos nossos entes queridos afastados da fé, mas em favor daqueles que dirigem a nossa igreja, os pastores do moderno Israel! Quando vemos problemas ou dificuldades no reino, é fácil apontar o dedo ou falar como poderíamos fazer um trabalho melhor. Deus ungiu Seus escolhidos e está nos pedindo para nos interpormos e sermos intercessores em prol deles (Ezequiel 22:30). Ele está nos pedindo para erguermos em oração os braços deles (Êxodo 17:12) para que possa haver hoje vitória para o Israel espiritual.
Você está disposto a ser um intercessor em prol da Igreja de Deus? A colocar a sua vida, o seu coração e suas orações a batalhar em favor dos líderes ungidos de Deus?


Melodious Echo Mason
ARME Bible Camp Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...