segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Projeto- RPSP -I Samuel 9


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 9
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/9

Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/9/

Quando os anciãos deixaram a presença de Samuel e retornaram para suas casas a notícia de que Israel teria um rei se espalhou rapidamente. Quem seria o rei? Como as doze tribos chegariam a um acordo a respeito da pessoa que seria o rei? Com certeza os anciãos de Israel que haviam pedido um rei tinham suas próprias idéias de quem deveria ser o rei, alguém de sua própria tribo é claro. Aguardando a direção de Deus, Samuel certamente estava orando por orientação e sua fé era tal que prontamente aceitaria aquele a quem Deus escolhesse.

Saul, de uma família proeminente, era alguém que alguns consideravam como uma boa possibilidade.

E o Senhor usou eventos comuns para fazer com que Saul e Samuel se encontrassem. Quando Saul e seu servo jornadearam pelo país perguntando acerca de suas jumentas perdidas, ele estava se tornando mais conhecido. A atenção das pessoas era atraída para Saul, por causa de sua altura. Ele estava bem vestido, tinha um porte nobre e levava um servo com ele. Logo ele era alguém importante e não apenas um camponês comum. Olhando para a sua aparência externa era natural que as pessoas pensassem, "Esse é o tipo de homem que precisamos para ser o nosso rei."

Deus informou a Samuel que no dia seguinte ele iria encontrar-se com o futuro rei de Israel. Saul não havia planejado tal encontro. "Simplesmente aconteceu." Esta é a maneira que o Senhor mais frequentemente opera.

Algumas atividades que consideramos comuns são usadas
​​por Deus, em Sua providência, para cumprirem o Seu propósito. As pessoas de fé olham para trás e percebem esta verdade. Agradeçamos ao Senhor o fato de que, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e vivem para realizar todos os Seus propósitos." Toda provação trabalha para o nosso bem.

David Manzano

Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Deus não escolheu qualquer um para ser rei. Saul era determinado, empenhado, crente, alto, bonito, humilde e sincero. O fato de não ter dado certo Saul como rei é que não era plano de Deus que o povo abandonasse a teocracia pela monarquia. Deus permite que a vontade humana escolha o que acha melhor e muitas vezes até age positivamente diante dessa vontade a fim de que os seres humanos concluam que o plano de Deus é sempre melhor, mas que os planos humanos, mesmo com a bênção de Deus pode falhar. Já no capítulo anterior o profeta Samuel alertou sobre as implicações de Israel ter um rei, mas o povo preferiu a própria vontade à de Deus; e, mesmo com a ajuda de Deus, o plano humano não deu certo. Precisamos aprender que Deus sabe o que é melhor, precisamos confiar quando Ele orienta. Deus nos ama mais do que conseguimos perceber, por isso deveríamos depender mais de Suas orientações, ler mais a Bíblia e amá-Lo cada dia mais. Deus tem um sonho de vida para você bem melhor do que o melhor que você possa sonhar; acredite e viva o sonho de Deus, ele é melhor que seus mais ousados e ambiciosos sonhos! Aprendi isso lendo a Bíblia, em I Samuel 9. Faça o mesmo!

Perdemos muito quando não temos tempo para ouvir Deus através da leitura de Sua Palavra. No capítulo de hoje - I Samuel 9 - vi que Deus conhece os detalhes da nossa vida. Ele sabe o que fizemos e o que faremos. Ele conhece o passado e o futuro, nossos problemas e a solução para eles. Saul havia procurado as jumentas perdidas de seu pai por três longos dias, o profeta de Deus sabia disso. Quando Saul e seu servo procuraram o profeta Samuel, o profeta falou-lhes que encontrariam as jumentas, mas deveriam esperar. Deus te conhece melhor do que você mesmo se conhece. Ele sabe o que você deseja melhor do que você mesmo. Ele sabe o que te satisfaz e te traz alegria melhor do que você pode perceber. Então, por que não permitir que Ele guie a tua vida? Por que não seguir piamente toda a revelação divina? Por que não ler mais a Bíblia? Por que não passar mais tempo com Deus em oração? Por que não depender mais se submetendo ainda mais às Suas instruções? Não seja tão vaidoso com características exteriores a ponto de exaltar-se a si mesmo e esquecer-se que beleza e habilidades vêm de Deus. Ouça a voz de Deus, pois enquanto você pode estar perdendo teu tempo atrás de jumentas Deus deseja que você seja rei.

A teologia da monarquia esclarece que Deus nunca deixa de estar sentado no trono, e, soberanamente governa o mundo. O fato dEle estabelecer Saul como o primeiro rei de Seu povo não significa de modo nenhum que o Deus soberano tenha entregado Sua autoridade última nas mãos de um ser humano falho e mortal. O profeta Oseias (13:9-11) menciona o pedido de um rei pelos israelitas, porém, declara que Deus, indignado, deu um rei a Israel, só para tirá-lo mais tarde. Assim, reis se levantam e caem de acordo com a autoridade do Rei supremo (Deus). Em Deuteronômio 17:14-20 revela que os reis de Israel prestariam contas a um governo superior. Quando a Gideão foi solicitado governar Israel, respondeu que era Deus quem governa (Juízes 8:23). Isaías 6:1-2 o profeta vê, em visão, Deus sobre um trono, rodeado de seres celestiais. O profeta Ezequiel teve uma visão semelhante (Ezequiel 1:26-28). O profeta Zacarias descreve escatologicamente a Deus como rei de Jerusalém (Zacarias 14:26-21). Os salmos 47, 93, 96, 97, 98 e 99 comemoram a noção de que Deus, o Criador, reina supremo sobre a criação. Nosso Rei é Deus, Seu Filho Jesus deve reinar em nossa vida, em nosso coração. Devemos ser súditos do reino de Deus aqui na terra para sermos súditos do Seu reino lá no Céu. Hoje, permita que Deus seja Rei em tua vida!Heber Toth Armí


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...