terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto RPSP-Juízes 21


Projeto Reavivados por Sua Palavra- Juízes 21
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/21
Comentários do Pr. Heber Toth Armí 

O livro de Juízes é tão melancólico e pessimista quanto qualquer pessoa que vive sua vontade ignorando à de Deus. Em ritmo de conclusão, Juízes 21 é um alerta para todos os que trilharam em sua vida as páginas de Juízes. Sem Deus as pessoas só arranjam encrencas, precisamos de Deus! Sem a presença de Deus a vontade pervertida do pecador dita as regras para política e a religião que redundam em confusão. Perdão, reconciliação, buscar a Deus é a melhor coisa que se deve fazer para viver em sociedade em paz, harmonia e felicidade. Embora Deus restaure quando as coisas vão mal, é preciso buscá-Lo entes de surgir o mal. Não devemos esperar a desgraça nos alcançar para depois desejar que a graça nos alcance. É preferível buscar a graça antes que a desgraça chegue. Devemos ir além do "pensar antes de agir"; na verdade, devemos orar antes de pensar e, somente depois de consultar a Deus e Sua palavra estaremos prontos para agir corretamente. O maior pecado que causa terríveis desgraças não é cometer erros, é desprezar Deus, o maior erro do pecador! Por isso, convido você a uma vida melhor, continue lendo diariamente a Bíblia e coloque em prática cada detalhe em tua vida! Abandone suas ideias e viva os ideais de Deus, vale a pena!

Lendo o último capítulo de Juízes, tendo em mente todo o contexto do livro, considerando a mensagem de cada um dos 20 capítulos anteriores, concluo que a vida sem Deus é uma vida vazia, com sucessivas desgraças e desprovida de valor. É contrastante a vida de alguém que busca a Deus de quem não O busca. É gritante a diferença entre uma nação que busca a Deus e quem não busca. Reflita na sua vida: Como você está? Como está sua família? Como é seu relacionamento no trabalho? Como vivem os membros de tua igreja? Em que área de tua vida precisa de um poderoso, verdadeiro e intenso reavivamento e reforma? Por que não começar logo antes que a situação venha a piorar?

Encerra com Juízes 21 o período mais negro da história de Israel com as palavras mais repetidas em todo o livro: "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos". Isso nos mostra que não vale a pena viver sem Deus ou ignorando os princípios da Bíblia. Não dá certo fazer o que se quer fazer sem consultar a Deus. A vida sem a orientação de Deus é uma vida marcada por trancos e barrancos. A pessoa, a família, a igreja e a sociedade que não é pautada pelas verdades e princípios bíblicos experimentam as mesmas desgraças, desavenças e destruição que os israelitas no período dos Juízes. Ficou, então, confirmado e provado que a vida sem Deus e Seus princípios valorosos é uma vida trágica, infeliz e caótica! Não há nada pior do que ignorar a Deus tanto quanto não há nada melhor do que buscar a Deus! Faça o que vale a pena, busque a Deus e a tua vida será bem melhor! Se tua vida está negra ou se o teus olhos veem apenas a cor cinza, é hora de você olhar para Jesus, ser conduzido para a luz, para que as cores da vida brilhe diante de teus olhos. Experimente fazer isso agora! Medita e Ore!Heber Toth Armí 

    Comentário do blog da Bíblia

Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/jdg/21/
Esta seção de Juízes, dos capítulos 17-21, termina com as já conhecidas declarações: "Naquela época não havia rei em Israel” (18:1, 19:1 e 21:25); e “cada um fazia o que lhe parecia certo." (17:6 e 21:25). Os israelitas tentaram resolver seus problemas por si próprios sem uma liderança espiritual e moral como a que Moisés e Josué forneceram e erraram feio.Embora o Senhor concedesse a vitória aos israelitas nas guerras, eles não buscaram a orientação de Deus nos acontecimentos subsequentes e trilharam um caminho que era direito apenas aos seus próprios olhos.

No capítulo anterior (20) os filhos de Benjamim foram derrotados por seus companheiros israelitas a quem Deus havia prometido a vitória. Os vencedores haviam tomado a decisão de proibir qualquer israelita de dar sua filha como esposa a um benjamita e selaram esta decisão com um juramento. Esta decisão foi inteiramente deles, não do Senhor, e criou um problema aos próprios israelitas para encontrar uma maneira de salvar o que restou da tribo de Benjamim. Os israelitas sentem-se agora obrigados a manter este voto a todo custo, para não trazer uma maldição sobre si mesmos (21:18).

A solução cruel a que chegam é totalmente irrazoável e revoltante. Eles decidem destruir a cidade e os habitantes de Jabes-Gileade - homens, mulheres e crianças. Entre os moradores de Jabes-Gileade encontraram 400 virgens que mantiveram vivas para se tornarem esposas para os benjamitas.

Em tudo isso, os israelitas estavam mais preocupados com as conseqüências de quebrar um juramento que tinham feito, do que com o bem-estar de seus irmãos. De maneira hipócrita, violaram o espírito do juramento sem realmente quebrá-lo. Seu temor do Senhor era cego, centrado apenas em seus próprios interesses.
Muitos professos cristãos de hoje têm uma "fé" egoísta. Eles fazem apenas o necessário para satisfazer os requisitos mínimos da Lei e nada mais. É uma obediência superficial, legalista, sem obedecer ao espírito de amor da Lei.

Você já se percebeu pensando e agindo desta maneira? Você obedece a Deus porque você deve ou porque você O ama? 
Justo E. Morales
Universidade Adventista do Sul
Trad JAQ/GASQ - Rev JDS

Nota trad.: A razão apontada por muitos comentaristas para que Jabes-Gileade não tenha atendido à convocação marcial para lutar contra os benjamitas seria porque a tribo de Manassés, da qual faziam parte, tinha fortes laços com os benjamitas, por serem todos descendentes de Raquel e porque também não haviam comparecido à festa espiritual especialmente convocada  em Siló para oferecer sacrifícios ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...