segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 1 Samuel 30


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 30
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/30


Quando Davi e seus homens retornaram a Ziclague, para seu horror eles encontraram a cidade queimada e vazia. Suas esposas e filhos haviam sido levados e todos eles choraram. Em sua amargura, os homens de Davi falavam até em apedrejá-lo.

Mas nesta crise Davi não se esqueceu do Senhor. Neste capítulo encontramos o Senhor mencionado em quatro versos: 6, 8, 23, 26 e o versículo 6 diz: "porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus." Dessa vez Davi se lembrou das promessas do Senhor e as muitas vezes que Ele os havia livrado no passado.

E o Senhor não deixou Davi a lutar sozinho. Então, quando ele perguntou ao Senhor através de Abiatar, o sacerdote que estava com ele, se deveria perseguir o bando invasor, a resposta foi: "Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás " (v. 8).

Os soldados encontraram, então, um escravo egípcio meio morto vagando no deserto, abandonado por seu mestre. Ele os levou para o acampamento dos invasores. Com 400 homens, Davi atacou ao entardecer e lutou toda a noite até à tarde do dia seguinte. Ele destruiu todos os amalequitas com exceção de 400 deles que escaparam montados em camelos. Ele libertou todas as mulheres e crianças e levou consigo uma grande quantidade de pilhagem.

Quando Davi voltou a Ziclague, ele repartiu seu saque com 18 cidades e aldeias que o haviam ajudado com suprimentos durante suas andanças. Note-se que dois grupos, os de Queila e os zifeus, não receberam nada, pois não haviam sido fiéis a Davi.

Se Saul houvesse destruído todos os amalequitas quando o Senhor lhe tinha ordenado, esta batalha contra Ziclague nunca teria acontecido.

Por fim, o capítulo 30 relata o sucesso de Davi quando ele confiou no Senhor. O capítulo 31 relata a derrota de Saul e sua morte, porque ele não confiou no Senhor.

Possamos nós também depender do Senhor para cada decisão e ação.Compensa servir ao Senhor!

Ralph Neall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...