quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 15


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel 15--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/15
Comentários : Koot van Wyk

Sabemos que os eventos descritos ao final do capítulo 14 ocorreram quando Davi já estava morando em Jerusalém, cinco anos após a reconciliação entre Davi e Absalão (cf v. 7). Absalão havia matado seu irmão Amnon ao fazer justiça por suas próprias mãos, por meio de um assassinato premeditado. Ele também queimara o campo de Joabe e, em certo sentido, "roubara" a sua propriedade.

Este problema de roubo de Absalão, cresceu como o passar dos anos. "E aconteceu que, no final de 40 anos" (v. 7 NKJV e NASB*), no final do reinado de Davi, Absalão começou a roubar a lealdade dos corações dos cidadãos de Davi para si mesmo. Esta usurpação chegou ao ponto máximo quando Absalão pediu permissão a seu pai para adorar a Deus, cumprindo seu voto em Hebrom, sua cidade natal (2Sm 3.2,3). Davi de nada suspeitava, a despeito que o usual seria oferecer o sacrifício em Jerusalém, onde estava a arca. Absalão era muito esperto e astuciosamente organizou uma rebelião contra seu pai. E "a conspiração ganhou força" (v. 12 NVI).

Sabendo isso, Davi, decidiu fugir (v. 13). Muitas pessoas deixaram a cidade com ele, até mesmo um estrangeiro, que prometeu lhe ser leal, lembrando o que aconteceu no livro de Rute (v. 21). E Davi aceitou que cruzassem com ele o vale do rio Cedrom [NT: vale que existe entre a cidade antiga de Jerusalém e o Monte das Oliveiras] (v. 22, 23).

Entretanto, Davi mandou que os sacerdotes Zadoque e Abiatar voltassem a Jerusalém com a arca do Senhor (v. 25). E  também organizou uma rede de espiões que trabalharia próxima a Absalão, em Jerusalém, para mantê-lo informado dos planos de seu filho. Aimaás e Jônatas,  filhos dos dois sacerdotes, Zadoque e Abiatar, participariam das operações de espionagem (v. 36). Davi, criou, assim, um plano baseado na lealdade de seus colaboradores. Ele não tinha intenção de matar seu filho e pediu que Husai servisse ao seu filho como o havia servido (v. 34). Davi orou para que Deus transformasse em loucura as palavras de Aitofel que aconselhava Absalão todos os dias (v. 31).

Devemos novamente nos lembrar que o escriba e autor bíblico, reuniu informações e relatos os eventos ao redor do mesmo tema, para que tivéssemos uma seqüência de eventos que revelassem os acontecimentos da vida no palácio de Davi. O Espírito Santo operou no sentido de que houvesse transparência na descrição desses eventos. Por vezes, estes eventos não são apresentados em ordem cronológica, mas que não altera o quadro geral. A tolice, a cobiça, as atitudes de auto-engrandecimento, a esperteza, o roubo de lealdade, são práticas que nos fazem lembrar de outra de outra rebelião que começou no céu.

Querido Deus
Nós também estamos envolvidos, Senhor, no drama da grande luta que começou naquela rebelião celestial. Ajuda-nos  hoje , que busquemos ser  fiéis a Ti e não a nós mesmos; servir, ao invés de dominar; a pedir, ao invés de dar ordens. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, South Korea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...