sábado, 12 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 4


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel  4-Leia ou ouça em:


O capítulo anterior revelou que Davi conquistou os corações de todas as pessoas pelo modo como ele lamentou a perda de Abner. Agora era hora de restaurar o reino de Israel.

Dois filhos de Rimom, o beerotita, mataram Isbosete em seu leito e o decapitaram. Em seguida, eles levaram a cabeça de Isbosete a Davi, pensando que estavam levando boas novas. Porém Davi não podia validar tal ato de traição como um meio de elevar-lhe ao cargo de rei de todo o Israel. Ele ordenou que os dois capitães assassinos fossem executados. Ao fazê-lo, Davi declarou a todos que ele considerava Isbosete "uma pessoa justa" e o sepultou com dignidade. A morte e sepultamento de Isbosete significou o colapso do reino do norte e indicou que o tempo de Davi tornar-se o rei de Israel e Judá estava próximo.

Nota-se aqui a incoerência como Davi lidou com assassinatos de Isbosete por um lado e com o seu próprio sobrinho Joabe, que havia assassinado Abner, por outro lado. Davi parecia ser fraco em lidar com os membros de sua própria família de forma justa e aberta. Esta tendência também se fez notar na forma como Davi lidou com a rebelião e morte de seu próprio filho Absalão. Nunca é honesto tratar de forma diferente aqueles que cometem erros porque são ou não membros da família, não importa a gravidade do erro cometido.

Samuel Wang

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...