segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 6


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel  6--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/6
Comentários do Pastor Heber Toth Armí

A mensagem que Deus quer nos ensinar em II Samuel 6 é que não devemos meter as mãos e tocar as coisas sagradas. Uzá tocou na arca irrefletidamente e morreu na hora; isso serve de lição para nós diante de todas as coisas que Deus considera santo e sagrado. Cada vez que leio este capítulo é como se Deus estivesse dizendo:

1. Não toqueis nos meus ungidos (pastores e líderes espirituais) falando mal e criticando seu trabalho (II Samuel 1:14-15);
2. Não toqueis na Bíblia Sagrada, questionando-a ou distorcendo-a como bem lhe parecer (Provérbios 30:5-6);
3. Não toqueis na igreja, é o povo santo que Cristo resgatou (Êxodo 19:5-6);
4. Não toqueis nos dízimos e ofertas, são destinados ao sagrado ministério (Levíticos 27:30, 32);
5. Não toqueis no casamento, fazendo dele uma desgraça ou dizendo que é uma porcaria (Gênesis 1:26-28; 2:18, 21-25);
6. Não toqueis no sábado trabalhando ou fazendo atividades impróprias para esse dia santo (Êxodo 31:13-15);
7. Não toqueis nos dez mandamentos alterando-os ou desprezando-os (Deuteronômio 10:4; Êxodo 20:3-17).

Ainda que nos dias atuais alguém toque nas coisas sagradas, o que que aconteceu com Uzá é um exemplo do que acontecerá no dia do juízo com aqueles que desprezam ou agem impensadamente diante das coisas que Deus declarou serem santas e sagradas.
A infração das ordens de Deus sempre acarreta desgraças. A graça de Deus está presente nas Suas preciosas e claras orientações, mas ignorá-las traz prejuízos ao invés de bênçãos. Uzá infringiu uma dessas orientações e morreu na hora. O transporte da arca da aliança deveria ser feito exclusivamente pelos levitas, e nem mesmo eles deveriam tocá-la ao transportá-la (Números 4:15; II Samuel 6:6-7). O texto não nos informa que Davi consultou a Deus para realizar o transporte da arca; além disso, ao invés de fazê-lo segundo o plano de Deus de transportá-la com varas e carregadas por sacerdotes levitas, a arca foi transportada à moda dos ignorantes filisteus, encima de um carro novo. Deus deseja que sejamos atentos às Suas orientações. Ele deseja que respeitemos e não desrespeitemos as coisas sagradas. Não devemos viver de forma relapsa em relação àquilo que Deus orienta claramente em Sua Palavra. Devemos fazer clara diferença entre o santo e o profano, pois a questão é de vida ou morte. Ou você acha que Deus foi injusto, vingativo e autoritativo demais? Leia II Samuel 6 e tire suas conclusões.

Depois que alguém vê a desgraça de uma atitude impensada irá pensar antes de cometer o erro que causou tal desgraça. Infelizmente tem coisas que só se aprende quando o pior acontece. O importante é que Davi, o rei de Israel, aprendeu; a próxima vez em que ele foi transportar a arca o fez da maneira instituída por Deus, pois ele temeu ao Senhor (II Samuel 6:9), adorou reverentemente a cada seis passos (v. 13) e alegrou-se com todas as suas forças diante do Senhor a ponto de dar saltos de alegria junto com todo o povo (vs. 14-15). Sua atitude foi confundida por sua esposa (vs. 20-22), mas a crítica contumaz dela não ficou impune (v. 23). Davi aprendeu com o incidente de Uzá e mudou sua atitude irreverente (v. 7) diante de Deus; e você, aprendeu? Você está disposto a mudar de atitude e reverenciar ainda mais a Deus? Você quer ser mais zeloso para com as coisas de Deus? Pensar em tudo isso de forma positiva leva à consagração e reformas espirituais; porém, pensar negativamente leva à dúvidas, questionamentos e a "deformas" espirituais. Reflita mais detidamente neste capítulo da leitura de hoje do mega projeto Reavivados por Sua Palavra! Tenha um bom dia!Heber Toth Armí


Comentários de Samuel Wang:

Honrar a Deus sempre ocupou o lugar mais importante na mente de Davi. Foi o Senhor quem concedeu a Davi força e vitória, estabelecendo o seu reinado. Agora a paz envolvia o reino de Israel e o sonho, há muito acalentado de Davi, de realocar para um local digno a arca de Deus, um símbolo da presença de Deus, estava prestes a acontecer.

Duas tentativas foram feitas para a mudança da arca de Deus, cada uma delas acompanhada com claras lições para que todos pudessem aprender. Na primeira tentativa, 30.000 israelitas foram escolhidos para a mudança, a arca de Deus foi colocada em um carro novo, e Davi e toda a casa de Israel se alegraram diante do Senhor. No meio do caminho, Uzá foi morto por não seguir estritamente as instruções sobre a manipulação da arca! Davi percebeu ali, como nunca havia percebido antes, a santidade da lei de Deus e a necessidade de obediência estrita.

Encorajados pelas bênçãos recebidas pela casa de Abinadabe, onde a arca havia sido guardada, outra tentativa foi feita, três meses depois, para transportar a arca. Desta vez, Davi e seu povo seguiram cuidadosamente todas as instruções que eles conheciam e com sucesso levaram a arca do Senhor para Jerusalém. Davi estava tão emocionado que saltava de alegria diante do Senhor, vestido de uma roupa sacerdotal [éfode] de linho. Ele também ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. A celebração deste evento foi significativa em dirigir os corações de Israel para a verdadeira adoração do Senhor.
Na primeira tentativa, a desobediência trouxe angústia e confusão para Davi. No entanto, a obediência explícita de Davi fez da transferência da arca uma ocasião muito agradável e esta celebração deixou uma impressão duradoura sobre Israel e às gerações que se seguiram. Nós também encontraremos prazer e alegria completa em render obediência incondicional ao Senhor.

Infelizmente, a filha de Saul, Mical, justamente aquela a quem Davi pedira como condição para a unificação do reino, não se uniu com ele na celebração do evento mais sagrado. Ela repreendeu Davi por se expor, "como um homem vulgar” (v. 20 NVI), perdendo a sua dignidade por pular de alegria diante do Senhor. O orgulho e a arrogância de Mical bloquearam o caminho para que ela recebesse as bênçãos do Senhor. Como resultado, a Bíblia registra que, infelizmente, Mical não teve filhos.

Samuel Wang

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...