quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- 2 Samuel 9


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  2 Samuel 9--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/2sm/9
Entendendo 2 Samuel 9
Comentários : Koot van Wyk

Existem dois relatórios dos registros mantidos no palácio de Davi e Salomão, que o escriba, ao escrever sobre a vida de Davi, colocou juntos em um capítulo. Nós sabemos disso pela repetição de certas frases e pela menção do nome Mephibosete, que era coxo de ambos os pés e comia à mesa do rei Davi (vv. 1-8 é um relatório e vv. 9-13 é o segundo relatório) . Dois escribas escreveram os eventos de forma independente, detalhada e esses registros foram armazenados no palácio. Em seguida, o historiador reuniu estes dois relatórios em um capítulo.

O pano de fundo deste capítulo nos leva de volta para quando Saul e Jônatas, morreram na batalha de Gilboa. Quando a notícia de suas mortes chegaram à casa de Jônatas, a criada que cuidava de seu filho Mefibosete decidiu fugir para salvar a vida do garoto. Ela agarrou o menino de cinco anos de idade e durante a fuga, ele caiu e ficou coxo de ambas as pernas (ver 2 Sam. 4:4). Anos mais tarde, o escriba ao escrever este capítulo nos fala das boas ações de Davi para Mefibosete, agora mais velho.

Ao longo deste capítulo aprendemos de um rei que quer ser gentil com seu inimigo passado, o rei Saul, sendo gentil com seus descendentes. Davi pediu que qualquer parente vivo de Saul viesse a ele e aconteceu que o filho de Jônatas, Mefibosete, foi trazido para ele. Davi tratou dele muito gentilmente, restaurou-lhe a propriedade de Saul e também deu a Mefibosete o servo pessoal de Saul, incluindo os 15 filhos do servo e seus 20 funcionários para trabalhar as terras do jovem coxo. Então Mefibosete mudou da cidade de Lo-Debar para Jerusalém para comer regularmente à mesa de Davi. Por que Davi fez isso? 2 Samuel 9:7 diz que foi em consideração ao seu amigo Jonathan, o pai de Mefibosete.

Qualquer pessoa que tenha feito inimigos no passado sabe que em determinado momento um dos lados desejará transpor a barreira existente entre as duas pessoas. Davi está fazendo isso aqui e o Espírito Santo inspirou o autor para selecionar este bom acontecimento na vida de Davi como um exemplo do que é correto fazer. Ele sente que tem de fazer a restauração o mais breve possível. Demorou alguns anos para que Davi fizesse isso, mas o Espírito Santo quer que façamos o mesmo e que também sejamos pacificadores.

Querido Deus
Ajude-nos a dedicar nosso tempo e energia para construir pontes onde as anteriores foram queimadas, parcial ou totalmente, devido às nossas próprias ações ou envolvimento. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, South Korea

Comentários do Pastor Heber Toth Armí

Meditando em II Samuel 9 percebi que quem recebe a graça de Deus oferece dessa graça àqueles que dela precisam. Davi nos ensina que quem está transbordando na graça tem graça de sobra para pessoas carentes. Mefibosete foi forçado a viver escondido; aos cinco anos sua vida foi marcada por uma desgraça. Deste ponto em diante, sua vida tornou-se miserável. Certo dia, a graça de Deus, presente no coração de Davi, alcançou a Mefibosete. A graça de Deus no coração dos Seus servos alcançam aqueles que estão vivendo uma desgraça. Deus oferece sua graça ao mundo pecador por meio daqueles que já aceitaram Sua graça. Os servos de Deus são instrumentos da graça do Céu para tocar o coração daqueles que vivem na desgraça deste mundo. Nesta história, ou você se identifica com Davi ou com Mefibosete; você tem a graça de Deus transbordando no coração ou você está carente da graça de Deus; você está oferecendo a graça ou você está precisando dela. Se você está precisando da graça, quero dizer que ela está a tua disposição, é só aceitar. Agora, se você já aceitou a graça, não fique apenas para você, compartilhe com aqueles que não tem nenhum motivo para viver. Faça com que pessoas desgraçadas tenham um dia de graça!

Refletindo nas maravilhosas palavras inspiradas passei a ver que a vida de Mefibosete é um reflexo de muitas pessoas que, solitárias, vivem escondidas no anonimato por diversos motivos. As circunstâncias impendem a muitas vidas de viverem em paz, alegria e liberdade. Há muitas pessoas presas ao passado, às circunstâncias, à culpa e ao medo. Como Mefibosete, as circunstâncias da vida tem obrigado estas pessoas a viverem longe de Deus e afastadas de determinadas pessoas. Porém, se você é uma destas pessoas, você precisa saber que a graça de Deus alcança as pessoas desgraçadas; Sua misericórdia chega até os miseráveis; Seu amor atrai os desprezados e rejeitados. A graça de Deus vai aonde está o pecador arruinado pelo pecado. Não há limites e nem circunstâncias que impeçam a graça de chegar aos lugares menos improváveis. Por meio de algum instrumento Deus fará Sua graça penetrar lugares inóspitos... Abra os olhos, esteja atento que, de um jeito ou de outro, Deus chegará até você ou usará você para chegar a algum lugar para tocar algum coração! Leia II Samuel 6.

Ser bondoso, misericordioso e compassivo é o que o poder do Espírito Santo faz naquele que anda com Deus diariamente. Quem é apaixonado por Deus também é apaixonado pelas criaturas de Deus. Deus oferece salvação por meio de Sua graça, a qual transforma a vida de quem a recebe. Transformou a vida de Davi e também de Mafibosete (II Samuel 9). O rei Davi buscou Mefibosete de um lugar desprezível e o colocou junto à sua mesa. Mefibosete recebeu um novo tratamento e um novo ambiente. Deus, por meio da graça de Cristo, quer trazer pecadores amedrontados e culpados ao convício do Rei do Universo. Jesus morreu para tornar súditos do diabo em súditos de Deus, transformar filhos das trevas em filhos da luz, resgatar os escravos do pecado e torná-los livres na graça. Jesus quer trazer miseráveis pecadores à mesa da comunhão daqueles que já foram feitos filhos de Deus, transformando-os em irmãos uns dos outros. Mesmo quando a percepção de si mesmo está distorcida, a graça declara que, desde que você a aceita, você comerá na mesa do rei. O pecado deforma, mas a graça transforma! A graça não deixa ninguém na desgraça, a graça de Deus restaura a desgraça causada pelo pecado. Portanto, ninguém que verdadeiramente aceitou a verdadeira graça viverá na desgraça. Você já foi transformado pela graça de Deus?Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...