quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Projeto RPSP- I Samuel 25


Projeto Reavivados por Sua Palavra- 1 Samuel 25
Leia ou ouça o capítulo de hoje: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/25

Texto de hoje do http://revivedbyhisword.org/en/bible/1sa/25/

Quando Davi se recusou a matar Saul (cap. 24), ele demonstrou o melhor do seu caráter nobre e piedoso. Mas logo mais à frente Davi está pronto a agir precipitadamente em vingança por um insulto recebido de um mau e insensato homem chamado Nabal (v. 14-17, 25). Davi foi impedido de o fazer por uma mulher sábia que o fez lembrar de seu elevado destino no plano de Deus.

Depois de proteger os rebanhos de Nabal no deserto da Judéia perto de Maon, Davi enviou 10 de seus homens a Nabal com um pedido cortês para suprimentos para suas tropas. Mesmo sendo a época abundante da tosquia, Nabal falou despediu grosseiramente os homens de Davi sem lhes dar nada.

A reação irritada de Davi parecia mais própria de Saul do que dele próprio: ele ordenou a 400 de seus homens para pegar suas espadas e marchar imediatamente contra Nabal.

Um dos servos de Nabal avisou sua esposa, Abigail, que a desgraça estava pairando sobre suas cabeças por causa dos insultos de seu marido a Davi. Ela imediatamente entrou em ação, carregando em jumentos suprimentos abundantes, na esperança de encontrar Davi antes que ele pudesse atacar.

Quando ela viu a Davi, ela caiu sobre o seu rosto diante dele, assumindo a culpa e implorando o seu perdão. Com tato nascido de Deus lembrou a Davi que ele estava lutando as batalhas do Senhor e não as suas próprias, e que quando ele se tornasse rei, ficaria feliz de não ter se vingado. Tocado pelas sábias palavras de Abigail, Davi agradeceu por ela ter rapidamente saído para encontrá-lo e agradecidamente aceitou seus presentes.

O espírito pacificador de Abigail é um modelo para todos nós. Todos passamos por situações em que somos desprezados e ultrajados, mas os pacificadores evitam que o mal seja pago com o mal e evidenciam ser filhos de Deus. Possamos nós também semear a paz  a harmonia entre as pessoas

Ralph Neall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...