terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Lições de vida


A idolatria de Salomão

"Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara."
1 Reis 11:9-10

Projeto RPSP- I Reis 11
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

A prosperidade, a tranquilidade e a falta de vigilância pode facilmente afastar qualquer pessoa de Deus, por mais sábia que ela seja. As advertências de Deus através do livro de Deuteronômio alertava quanto a esquecer-se dEle em tempos de prosperidade (Dt. 6:10-12; 8 7-20). O problema não está com receber muitas bênçãos de Deus, mas no mau uso delas. O sucesso no comércio fez com que Salomão se casasse com mulheres estrangeiras por motivos meramente diplomáticos. Como expressou David S. Dockery, Salomão "amava ao Senhor, mas também amava 'muitas mulheres estrangeiras' (I Rs 11.1)". Fica evidente que Deus não nos dá muito mais do que necessitamos devido a que Ele sabe que rumo tomaremos se tivermos o que não temos. Deus não quer nos perder, por isso não nos dá tudo o que gostaria de dar-nos. Deus quer nosso coração contrito, humilde e consagrado a Ele. Ele sabe que a prosperidade pode interferir terrivelmente na vida espiritual de Seus filhos fieis. A preocupação com a prosperidade material tira o foco e o desejo da prosperidade celestial, e Deus não quer que isso aconteça com você. Nem você sabe do que é capaz de fazer, Deus sabe; então confie que Ele sabe do quê e do quanto você precisa. Leia I Reis 11 e extraia lições preciosas para a tua vida!

O afastar-se de Deus leva aos caminhos da imoralidade. Imoralidade é sinônimo de ausência de Deus, é pelo fato da humanidade ter-se afastado tanto de Deus que a imoralidade está crescendo tanto em nossa sociedade. Quando o amor pelo prazer carnal se torna maior que o amor pelos mandamentos do Senhor, compromete a espiritualidade. As muitas mulheres de Salomão o levaram a participar de cultos idólatras (I Reis 11). Os topos dos montes de Jerusalém foram consagrados a Astarote, deusa fenícia da fertilidade; a Moloque, deus dos amonitas; e, a Quemos, deus dos moabitas. Seguir a inclinação da carne desvia o coração de Deus e dos Seus nobres princípios de vida, causando, assim, a degradação física, mental e espiritual. O carnaval é uma festa pagã, cujo significado é festa da carne, em que a imoralidade é o principal ingrediente. Nesta data Deus é esquecido e as práticas diabólicas são aplaudidas. Deus fez a mulher para ser uma bênção ao homem, mas Satanás as induzem a ser uma maldição na vida deles. Tanto na vida de Salomão quanto no carnaval as mulheres estão presentes, sendo objetos de prazer sexual que faz a moralidade social descambar! Aí Satanás aplaude e Deus se entristece. A mensagem é, não faça Satanás aplaudir você, entregue-se a Deus e faça com que os anjos de Deus festeje a tua decisão contrária à do mundo. Ame a Deus mais do que os prazeres carnais! Desejo-te sucesso nesta decisão hoje!

A sabedoria sem Deus não passa de mera loucura. A loucura destrói a vida e atrai o julgamento divino. Apostasia e idolatria surgem devido aos prazeres sexuais. Salomão soube das consequências de seus atos, Deus levantou Hadade, o edomita (I Reis 11:14-22); Rezon, fundador do reino sírio de Damasco (vs. 23-25); e, Jeroboão, governaria a parte norte (vs. 26-40). O reino seria dividido! Do mesmo modo que foi revelado ao sábio rei que seus pecados atrapalhariam os planos divinos e prejudicaria o futuro de sua família e até mesmo a regência do seu trono, o texto bíblico adverte que se nossos atos prazerosos ocuparem o lugar de Deus, sofreremos consequências semelhantes. Deus não tolera o pecado, Ele é contra a imoralidade, e por isso julga, interfere e mostra Sua indignação. O pecado malogra até a pessoa mais sábia do mundo. Agora, pare e reflita um pouco: Tem gente que ama a igreja e o Céu, porém poucos carregam a cruz de Cristo; muitos anseiam conforto, mas poucos suportam sofrimentos. Longa é a fila dos que compartilham seus banquetes, porém curta é a fila dos que praticam o jejum bíblico. Milhões desejam participar do júbilo de Cristo, mas somente uns poucos estão dispostos a abrir mão dos pecados que interferem na comunhão com Ele. O que você terá no futuro depende do que você faz no presente. No entanto, não pergunto onde você quer passar a eternidade, mas onde passarás a eternidade levando em consideração o que você está fazendo no presente? Quero estar no Céu e em Cristo isso é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...