quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lições de Vida

E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. 1 Reis 12:7

Projeto RPSP- I Reis 12- Leitura de um capítulo da bíblia todos os dias.
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

O capítulo de hoje trata do divisor de águas em I Reis. A atitude de Roboão dividiu o reino. Dez tribos, sob a liderança de Jeroboão, separaram-se de Israel, cumprindo a profecia de Aías (I Reis 11:29-39; 12:15). Roboão se armou para resgatar o reino, porém as palavras profética de Semaías o impediu (vs.22-24). O reino de Roboão tornou-se conhecido como Judá e o de Jeroboão como Israel. Jeroboão sabia que seu destino político dependia da vida religiosa da nação e o templo estava no território da regência de Roboão. Com medo, sem consultar ao Senhor, seguindo a inclinação de seu coração irregenerado, ergueu dois bezerros de ouro, um em Dã e outro em Betel; incentivou os lugares altos; e, autorizou um sacerdócio sem levitas. Cego no pecado, longe do verdadeiro Deus, inorante na religião pura, Jeroboão convictamente clamou: "Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito". Segundo David S. Dockery "esses deuses eram moldados segundo os touros sagrados do Egito (Êx 32.4) e de acordo com o bezerro cultuado pelos cananeus". Triste, muito triste o ocorrido entre o povo de Deus por causa da trajetória de pecado de Salomão. Triste será o fim de todos aqueles que não abrirem mão de seus pecados para viver em harmonia com a Palavra de Deus. Envolva-se com o plano diário de leitura da Bíblia e revista-se de poder do Céu para viver uma vida longe do pecado e perto de Deus!

I Reis 12 é um capítulo extremamente triste. Fala da divisão de Israel oriunda da pecaminosidade do sábio rei Salomão. A pecaminosidade de um ser humano começa pelo lado de dentro e não pelo lado de fora. O que se faz reflete o que se tem no coração. As ideias que muitos têm do pecado, na maioria das vezes são erradas, é percebido que muitos conceitos de pecados são defeituosos e doentios baseados no legalismo, portanto, são superficiais e vazios. Ao olhar para a Bíblia “O mais lindo bebê do mundo, que se tornou o raio-de-sol de uma família, não é, como sua mãe o chama com muito amor, um ‘anjinho’ ou um ‘inocentinho’, e sim um ‘pecadorzinho’. Infelizmente, enquanto jaz no seu berço, a criaturinha leva em seu coração as sementes de todo tipo de iniquidade” (J. C. Ryle). Salomão foi um bebê que depois de adulto recebeu o trono de seu pai e sabedoria de Deus, mas continuou pecador. Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, pois não se rendeu completamente à Sua influência. O seu desejo para pecar tornou-se maior que seu desejo de obedecer, trazendo ruína para todo seu povo. É tão ruim o pecado que por causa dele o reino de Israel nunca foi o mesmo. Então, agora que você teve uma noção maior da malignidade do pecado busque a Deus sempre, pois como disse Eugene Peterson, nossa espiritualidade nunca será suficiente até que caminhemos com Deus 24 horas por dia, por onde formos, de tal modo que tudo o que dissermos seja uma fiel expressão de amor e de fé.

Quando o pecado reina ninguém mais reina enquanto alguém não o arrancar do trono. O rei Salomão permitiu que o pecado assumisse o trono de seu coração. Embora no final da vida ele tenha se arrependido, o pecado continuou reinando no trono de Israel. Depois da morte de Salomão, Roboão seu filho assumiu a regência. Porém, o desatino dele é quase inimaginável. É que na verdade, o pecado cega, atrofia a mente, fazendo tolas a suas vítimas. O pecado arranca a sabedoria e implanta a tolice, a brutalidade e a indecisão. Nunca mais se curou a ferida causada pela divisão que resultou do medo, insegurança e imaturidade de Roboão (I Reis 12). O pecado correi como ácido a alma das pessoas, deturpa a moral e faz um estrago irreparável na vida até mesmo dos outros. O pecado deve ser tão odiado como o câncer. Deve ser tratado com dureza porque ele não perdoa e nem tem nenhum pingo de misericórdia de suas vítimas. Jesus morreu na cruz para nos dar a liberdade do pecado, unir o que se dividiu e restaurar a alma carcomida pelo miserável e odioso pecado. Ao vir a este mundo, Ele não cometeu pecado, mas sofreu como se fosse o maior pecador por assumiu os nossos pecados, assim pagou o preço da morte que caberia a nós. O pecado não perdoou nem mesmo o Filho de Deus, mas Jesus o venceu a fim de tornar você em um incrível vencedor. Então, não se acomode na desgraça do pecado; levante a cabeça, confie em Jesus e vença o pecado na tua vida. Jesus morreu para arrancar o pecado do trono do teu coração. Portanto, deixe Jesus reinar em lugar do pecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...