terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lições de vida

Leia a Bíblia! 
Hoje vamos ler I Reis 18

O que podemos aprender com a leitura de I Reis 18?  Leia o capítulo indicado da Bíblia  e  os comentários do Pastor e tenha um dia abençoado.


Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A Bíblia apresenta em todas as Suas páginas um grande conflito entre o bem e o mal existente em nosso Planeta. Sempre houve e continuará havendo uma batalha espiritual até o dia em Jesus dará um basta fazendo o bem triunfar sobre o mal. Em I Reis 18 nota-se nitidamente a intensidade desta batalha que é entre Deus e Seu opositor, o diabo; entre Seus servos e seus inimigos na terra. Elias de um lado e os sacerdotes de Baal, um deus falso, impotente e inventado pelo homem, de outro. Como sempre, a maioria está do lado errado (v. 22). Os falsos adoradores decidiram-se por Baal e nem mesmo sabia onde ele estava e o que ele fazia, pois desesperadamente clamaram por ele durante toda a manhã e não houve nenhuma resposta. No mundo em que vivemos é comum ver pessoas com suas fés e crenças particulares, cada um com seu sistema de adoração, cada um de seu jeito e com sua cultura religiosa; a questão é: num emaranhado de crenças o que é certo ou o que é errado? É para isso que Deus deixou capítulos como este de I Reis 18 em nossa Bíblia para esclarecer essas e outras questões. A Bíblia é como o fogo que clareia a nossa mente, é a revelação de Deus que, a igual que o profeta Elias, confronta as nossas crenças, abre nossos olhos e expõe nossos erros, mostrando-nos de que lado estamos na guerra espiritual. Analise, de que lado você ficará hoje?

A maior necessidade de nossa religião é de profunda e plena restauração. O altar do Senhor estava em ruínas na época de Elias (I Reis 18:30) tanto quanto pode estar hoje. Como está o altar da oração particular, do culto familiar, da oferta e do dízimo, do trabalho missionário, da alimentação bíblica e da adoração nos dias de sábado e nos cultos na casa de Deus? Da mesma forma que Elias precisou reparar o altar do Senhor para ter sua oração respondida, nós também precisamos. Conheci um irmão que perdia suas filhas para o mundo, e depois de orar intensamente por elas nada aconteceu; até que ele foi impulsionado pelo Espírito Santo a tirar de dentro de sua casa a televisão e as músicas que não agradavam a Deus. Quando se repara o altar do Senhor, a resposta da oração vem até mesmo em situações desfavoráveis: o fogo veio num lugar encharcado de água como se a água fosse gasolina. Quando Deus responde a oração de um servo fiel, Ele vai além da compreensão humana: o fogo queimou até as pedras. Reflita: Por que será que Deus não está respondendo tuas orações? Como está o altar do Senhor em tua vida? Precisa de reparos? Então restaure-o agora mesmo, depois ore a Deus e Ele certamente vai te atender como atendeu Elias em I Reis 18.

Meditando e orando nas palavras de I Reis 18 minha mente foi iluminada com a seguinte ideia: Por mais sincero que alguém ou um grupo de pessoas sejam no erro, o erro nunca deixará de ser erro; por mais que acreditemos na mentira, ela nunca será verdade. Por mais sincero que alguém esteja indo para o sul pensando estar indo para o norte, o sul nunca será norte. Sim, os adoradores de Baal oraram, clamaram e gritaram por ele durante toda a manhã! Impressionante! Além disso, eles pulavam em volta do altar; ainda, depois de serem desafiados por Elias, gritaram mais alto (vs. 26-27). Porém não pararam aí, eles chegaram ao extremo, a tal ponto de se cortarem com facas até derramarem sangue (v. 28). Nos é informado ainda que “passou o meio-dia, e continuaram a profetizar até a hora de ofertas de cereais. Porém, não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma”. Assim como no passado há muitas pessoas sinceras no erro em suas religiões. Estas pessoas precisam ser confrontadas pelo poder de Deus. Para isso precisa-se de homens e mulheres, corajosos e ousados como Elias, a fim de esclarecer a elas que estão erradas (v. 21). Entretanto, se você quer ser um instrumento de Deus para alertar tais pessoas, precisas ser um homem ou uma mulher de oração como foi Elias (vs. 36-37; 42-44). E não é qualquer oração, é a oração intensa, fervorosa e perseverante, deve ser oração que restaura, impacta e transforma! Faça isso agora mesmo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...