sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP- I Reis 15


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  I Reis 15--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/15

Comentários do Pastor Leo Ranzolin


Um novo rei sobre ao trono em Judá, mas infelizmente nenhuma mudança para melhor acontece. Há muita expectativa quando um novo líder é eleito. Há esperança de uma melhor perspectiva econômica, paz e prosperidade pessoal! Temos assistido a essa expectativa em vários países. Promessas são feitas, as pessoas votam na esperança de que haverá uma mudança para melhor. No caso do povo de Judá esta expectativa não se realizou.

A Bíblia apenas diz que Abias "andou nos pecados de seu pai!" Foi um curto reinado, mas as coisas permaneceram as mesmas. Finalmente, tivemos Asa, um rei que fez a diferença. "Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor." Ele começou uma reforma livrando-se dos sodomitas, destruindo ídolos, e até mesmo tirando sua avó da posição de rainha mãe, porque ela havia construído um abominável ídolo cananeu e o adorava.

Que líder impressionante! Mas apesar de todos os esforços, Asa não foi capaz de livrar-se dos lugares altos [NT: Muitos do povo usavam esses lugares para sacrificar a Deus, apesar da expressa ordem em contrário do Senhor]. Eram lugares de culto localizados em colinas, em campo aberto! Muitos desses lugares altos pagãos foram descobertos por arqueólogos. Quando o povo de Deus se mudou para Canaã, o Senhor ordenou-lhes que destruíssem todos esses lugares altos . No deserto, o santuário era o lugar de adoração e, em Canaã, o Templo de Jerusalém deveria ser o lugar central para adorar a Deus.

Apesar de Asa ter sido fiel ao Senhor todos os seus dias, ele cometeu um erro! Ele tomou os tesouros do templo do Senhor, e os enviou a Ben-Hadade, o rei pagão sírio, esperando que ele o ajudasse a resolver as coisas com Baasa, que havia matado o filho de Jeroboão, tornando-se rei de todo o Israel.

Ao dar o rei da Síria os tesouros do Templo, Asa tinha esperança de que ele iria garantir a sua ajuda contra Baasa que havia invadido partes de Judá. Em vez de colocar a sua confiança em Deus, Asa seguiu seus próprios caminhos e pagou ao rei da Síria para que o ajudasse a alcançar os seus planos.

Deus não pode abençoar alianças com reis pagãos. Quando Asa se tornou velho, ele ficou doente dos pés e morreu. Infelizmente, muitos em Judá continuaram a adorar falsos deuses nos lugares altos e Baasa continuou no mau caminho de Jeroboão, o primeiro rei de Israel.

Sem uma boa liderança e confiança em Deus, temos uma tendência de voltar aos nossos velhos hábitos.

Leo Ranzolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...