sábado, 16 de março de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia
Leia na sua Bíblia o capítulo 21 de 2 Reis e veja as consequências das escolhas de Ezequias.

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Tenha cuidado ao dar sugestões a Deus. Primeiro, você estará pensando saber mais do que Ele, o que não chega nem perto de ser verdade; segundo, a solução que você lhe der pode gerar um problema mil vezes maior que o problema inicial. O rei Ezequias sugeriu a Deus viver quando Deus disse que deveria morrer. Deus cedeu à solução proposta por Ezequias para ensinar que é preciso tomar cuidado ao argumentar contra Ele. Nos 15 anos de vida extra, nasceu-lhe um filho, chamado Manassés que, aos doze anos começou a reinar. Ele reavivou e restaurou o paganismo, as abominações e os pecados que seu pai havia destruído. Assim ele promoveu reavivamento e reforma em favor do diabo (veja detalhes em II Reis 21). Inclusive, seu neto Amom, que ocupou o trono depois de sua morte, seguiu o seu caminho. Nada disso teria acontecido se, Ezequias tivesse morrido no tempo indicado por Deus. Li, certa vez, a história de uma mãe que, diante do leito de morte de seu filho, desenganado pelos médicos, orou a Deus dizendo: “Cure meu filho, sendo ou não da Tua vontade”. O filho viveu; porém, desde a adolescência roubava, matava e se drogava. Sua mãe teve de visitá-lo várias vezes na cadeia até ser condenado à morte. Não sei se esta história é real; o que sei é que ela ilustra muito bem a história daqueles que não se submetem totalmente à vontade de Deus!

A desgraça de uma vida depende das escolhas de cada pessoa. Se o rei Ezequias não tivesse orado de forma errada o capítulo de II Reis 21 nem existiria. Este capítulo é o pior capítulo da história de Israel, o mais negro e mais terrível na história do povo de Deus. Se o rei tivesse acatado a orientação inicial de Deus, esta página não seria inserida no Seu Santo e divino Livro - A Bíblia. Por outro lado, nunca saberíamos ao menos um pouco do que acontece quando Deus cede às nossas vontades egoístas, limitadas e ingênuas. Pelo fato deste capítulo existir, podemos extrair nobres lições para nortear nossa vida. Assim, concluímos que, muitos capítulos trágicos de nossa vida nunca teriam existido se tivéssemos orado corretamente. Muitas páginas não manchariam os registro de nossa vida. Imagine, se ao menos você acreditasse mais na oração, teria sido diferente do que é agora. Sua vida poderia ser melhor hoje. No entanto, ela pode ser diferente daqui para frente se, de agora em diante, você submeter-se incondicionalmente a toda a vontade de Deus. Já pensou nisto? Agora, não fique aí pensando, tome atitude e adquira o hábito de passar tempo com Deus em oração, descubra a vontade dEle para você e experimente os planos que Ele tem para tua vida. É bom que Deus não nos faça saber tudo o que perdemos quando não oramos, pois viveríamos decepcionados com nossa negligência. Reaviva tua vida de oração!

Há algo para nos ensinar II Reis 21, o mais negro capítulo da Bíblia? Dá para tirar lições para a vida do pior rei de Israel? A Bíblia é a pura e verdadeira Palavra de Deus, e, ela jamais esconde que o pecado contamina a alma humana; aliás, como ela sempre revelou a podridão que contamina o coração das pessoas é que muitos a evitam. O relato em II Reis 21 revela até onde pode ir alguém que se afasta de Deus. Mostra como os arquivos da história podem ser manchados por pessoas facínoras, cruéis, assassinas, idólatras, feiticeiras, pervertidas e déspotas sanguinárias. O pior disso tudo, é que Manassés não foi criado na favela; Ele foi criado no palácio. Isto prova que o ambiente não justifica a perversidade e o mau comportamento de ninguém. Além disso, Manassés era filho de um dos mais piedosos e consagrados reis de Judá; entretanto, a religiosidade dos pais não é garantia de que os filhos andarão nos retos caminhos de Deus e nem família estruturada garante o sucesso espiritual deles. É triste, porém, acontece, de filhos criados num lar cristão escarnecerem da educação espiritual recebida dos pais, descambando nas mais densas trevas espirituais e nas mais espessas impiedades e perversões morais. Este capítulo está na Bíblia como alerta ao povo de Deus que humildemente aceitar a repreensão divina expressa nesta página negra da história sagrada. Corra para Deus que, através de Jesus, pode purificar a tua vida do pecado e te libertar das amarras da imoralidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...