domingo, 24 de março de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia o capítulo 4 de 2 Crônicas
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Podemos mudar nossa história ou apenas fazer parte da história de vida dos outros. Você pode viver diferente de como vive agora. Basta orar fervorosamente e tua vida vai melhorar. Depois de três capítulos onde o autor bíblico apenas cita nomes (I Crônicas 1, 2, 3) no capítulo 4 ele abre um parêntese para enfatizar o nome, a história e a oração de Jabez (I Crônicas 4:9-10). Isso mostra que a oração faz a diferença! Sendo uma das mais curtas biografias bíblicas, recebeu vários livros comentando-a, enfatizando sua oração, tais como “A oração de Jabez”, “A oração de Jabez para mulheres”, “Além de Jabez – alargue suas fronteiras”, “A oração de Jabez devocional”, etc. Uma vida de oração é uma vida de ação e não de acomodação. Uma pessoa que ora demonstra insatisfação com a situação. O texto diz: “E Deus lhe concedeu o que pediu”. Certamente Deus responde orações. Ele tem poder para mudar a nossa vida, por pior que ela seja. Ele transforma desespero em esperança; lágrimas, em sorrisos; e, até maldições em bênçãos. Ele faz uma reviravolta em tua história se você clamar por Ele. Então, se é isso que você deseja, faça o que Jabez fez. Clame ao Deus todo poderoso - não a santos, virgens e mortos - e você verá que um novo tempo raiará em tua vida. Invocar é mais do que meramente orar, qualquer pessoa que invocar corretamente a Deus terá o destino de sua vida alterado.

A oração torna qualquer pessoa arruinada em alguém ilustre (I Crônicas 4:9-10). A mãe de Jabez descontou toda a dor e complicação que teve no parto no nome e no futuro de seu filho chamando-o de Jabez, que quer dizer “Ele dá tristeza” ou “doloroso”. Com este nome ele foi predestinado pela mãe ao fracasso, tanto que sua vida era dolorosa, limitada e abatida. Então ele rompeu com os laços que o prendiam, clamou ao Deus que pode romper qualquer trauma de infância, qualquer limitação imposta pelos pais; assim tornou-se mais ilustre que seus irmãos que eram normais. Destaco quatro ensinamentos da oração de Jabez:

1. Invoque com sinceridade para que Deus derrame bênçãos sobre você. Reaja diante da dor, não se curve conformado com tua situação. Não reclame, mas clame a Deus!

2. Peça fervorosamente que Deus amplie teu território, deseje novos horizontes, tenha sede de crescer, de se desenvolver, de ir além de tuas possibilidades com o poder de Deus.

3. Suplique intensamente pela constante presença de Deus em tua vida; não procure apenas bênçãos, deseje sempre a mão do abençoador.

4. Clame urgentemente pela proteção de Deus; a caminhada cristã é numa estrada estreita onde os laços os laços e armadilhas do maligno estarão prontos para te arruinar, exigindo assim um cuidado sobrenatural.

A oração de Jabez não é uma reza, é um exemplo a ser seguido. Ore mais, clame pelo poder de Deus; vale a pena!

A importância dos registros genealógicos era comum na antiguidade. Vemos isso em I Crônicas 4:33. Entretanto em toda a Bíblia não se encontra a árvore genealógica de Calebe, que apenas diz que era filho de Jefoné (v. 15). Isso porque Calebe era quenezeu (Números 32:12), cananeu por nascimento, seu nome significa “cachorro” ou “hidrófobo” que tem terror a água. Por suas fortes características de fé e liderança tornou-se representante da tribo de Judá, como um dos doze espias, dentre os quais, apenas ele e Josué enfrentaram o pessimismo dos outros e incentivaram o povo a entrar e possuir a terra que Deus lhes havia prometido. Sua fé desagradou sobremaneira o povo israelita que estava temeroso de conquistar Canaã a ponto de quase ser apedrejado, porém ele e Josué foram os únicos a entrarem na terra 38 anos depois. Os outros morreram no deserto, ficaram esquecidos. Josué não era israelita, mas aceitou o Deus de Israel e fez parte do povo de Deus e viu muitos israelitas rejeitarem seu Deus. Muitos que se convertem a Deus veem os que nasceram num lar cristão se afastarem de Cristo. Ainda que pessoas de dentro da igreja de Deus venham a se perder, muitos que vierem de fora podem se salvar. Infelizmente isso acontece em nossas igrejas nos dias de hoje; então, cuidado para não perder a fé, seja você alguém que entrou para o povo de Deus ou já tenha nascido entre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...