terça-feira, 26 de março de 2013

Lições de vida-


Leia a Bíblia -I Crônicas 6
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A liderança espiritual é designada por Deus e merece respeito, consideração e reconhecimento (I Crônicas 6). Não deveria e ainda não deve ser qualquer pessoa um líder espiritual. Deus é um Deus de ordem e, portanto, organizado. Neste capítulo a linhagem do sumo sacerdote é traçada pelo autor bíblico com cuidado (vs. 1-15, 50-53), é distinta de outras famílias levíticas (vs. 16-30); pois só filhos de Arão tinham a permissão de oferecer sacrifícios no templo (vs. 49). A liderança espiritual deve ser escolhida com cuidado e oração. Não é qualquer um que se denomina pastor que deve ser considerado tal. Geralmente quem se declara líder espiritual comete um terrível erro, segunda a Bíblia. A liderança espiritual deve ser escolhida com oração e aprovada pela igreja. Atualmente têm pessoas se declarando pastores sem cursar de teologia; pior ainda, sem ter lido toda a Bíblia. Tem gente que não é nada de espiritual e se consideram líderes espirituais. Estes desonram e desmoralizam os verdadeiros líderes espirituais. Como experimentar reavivamento espiritual com falta de verdadeiros líderes espirituais? Precisamos voltar aos princípios bíblicos não só na escolha de líderes espirituais, mas também no respeito aos verdadeiros líderes espirituais. Como ser reavivado desrespeitando, difamando e criticando a liderança espiritual? É impossível! Mas, é possível que existam muitos que não respeitam os verdadeiros líderes de Deus!

Infelizmente nos dias atuais a liderança espiritual tem sido um péssimo exemplo para os membros da igreja. Hoje, nas igrejas que se dizem cristãs, ou evangélicas, e principalmente nas pentecostais qualquer um pode ser líder religioso. Por isso vemos tantos exploradores de ovelhas (membros); líderes que estão mais interessados nos recursos do que na salvação de seus liderados. Não se deve deixar-se influenciar por qualquer um que se levanta para liderar. Necessitamos urgentemente de verdadeiros homens de Deus e mulheres consagradas para liderarem o povo nestes dias que antecedem a volta de Jesus. Se precisássemos submeter a uma cirurgia de risco e se soubéssemos que o médico que realizaria a cirurgia não cursou medicina, mas se declarou médico, aceitaríamos? Aceitaríamos que qualquer pessoa nos aplicasse anestesia e nos abrisse para mexer no coração? Se você considera a vida aqui neste mundo importante, quanto mais deveria considerar a vida eterna. Se você não confia tua vida a qualquer pessoa, quanto mais deveria valorizar a questão da salvação para a vida eterna com Cristo no Céu. Se até os músicos deveria ser bem selecionados para a adoração no templo, quanto mais os que vão orientar e alimentar o povo? (I Crônicas 6:31-48, 54-81). Como deveríamos avaliar qualquer música ou cantor que se diz cristão ou gospel, deveríamos ainda mais avaliar aqueles que estão pregando a Palavra de Deus! Pois a vida eterna está em jogo!

Se tem muita gente que hoje não valoriza a liderança espiritual instituída por Deus para guiar, orientar e alimentar Seu povo, o capítulo 6 de I Crônicas revela que Deus honra, valoriza e vela por Seus líderes aqui na terra. Neste capítulo as famílias de Arão e Levi receberam atenção especial em meio à genealogia das famílias do povo de Deus. Embora todos somos pecadores, somos todos iguais, mas quando Deus chama pessoas para serem líderes espirituais estes devem ser respeitados. Até mesmo dentro do ofício de liderança espiritual há uma hierarquia, pois o autor deste capítulo, inspirado pelo Espírito Santo, observa que somente os descendentes de Arão foram nomeados sacerdotes (v. 49) e os levitas lhes auxiliavam nas diversas funções do templo (v. 48). As funções espirituais são considerados mandamentos de Deus (v. 49) e os que exercem tais funções devem considerar isso tanto quanto aqueles que não exercem devem respeitá-los como sendo orientação divina. Todos os seres humanos precisam de modelos para viver. Aprendemos pela obervação, pela contemplação. Precisamos clamar por um reavivamento na vida dos pastores. É necessário pedirmos a Deus que nos dê pastores segundo o Seu coração. Se desejamos ver a igreja reavivada precisamos de pastores reavivados e liderados que aceitem tais pastores como líderes de Deus! Eu sou pastor, preciso me consagrar e preciso da oração de todos os que se dispuserem a orar! Unamos as mãos em busca de reavivamento espiritual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...