quinta-feira, 28 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia: Hoje estaremos lendo  2 Crônicas 8
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Divórcio é um pecado moral que deteriora a sociedade. Além de ter sido casado com duas mulheres Saaraim divorciou-se de ambas para ter filhos com outras (I Crônicas 8:8). Esse fato, segundo D. L. Moody "é um exemplo precoce da deterioração moral dentro de Israel". Já em nosso mundo a imoralidade matrimonial não é nada precoce, este pecado está mais do que maduro. O casamento foi instituído por Deus, o divórcio por causa da perversidade dos seres humanos. O casamento é agradável a Deus, o divórcio Deus odeia. O divórcio nunca esteve nos planos de Deus, pois destrói a família que plano de Deus para a base moral da sociedade e a preservação dos princípios espirituais na igreja. Nestes dias em que os alicerces do casamento estão abalados, precisamos de um reavivamento na família para não sermos um péssimo exemplo para nossa família como Saaraim foi para a tribo de Benjamim. Na questão familiar, os princípios morais de Deus precisam ser restaurados. A Bíblia precisa reavivar a família, orientar a relação marital e orientar os pais na educação dos filhos. Lutemos por uma sociedade melhor, mais feliz, com mais harmonia na família. Isso só é possível deixando a Palavra reger os laços familiares e convidando Deus para habitar em teu lar. Você se dispõe?

Deve-se tomar extremo cuidado com a influência que a sociedade pagã exerce sobre o povo de Deus. Veja isso na genealogia em I Crônicas 8. "Na época dos juízes e sob a influência cananita foi freqüentemente aplicado ao próprio Jeová, costume que parece ter prevalecido na família de Saul. Ver Baal (30) e Meribe-Baal (34). Os escribas de épocas posteriores acharam este costume tão chocante que, em vez de Baal, escreviam bosete, vergonha'' (como Is-Bosete, Mefibosete, em vez de Meribe-Baal, Jerubesete em vez de 'Jerubaal' ou El, 'Deus' (como Eliada, 2Sm 5.16; 1Cr 3.8) em vez de Beeliada (1Cr 14.7), ou Já (como Isvi em vez de Esbaal)" [Novo Comentário da Bíblia]. Atualmente, pessoas famosas do mundo, atores de filmes e novelas, cantores de músicas satânicas, etc. muitos deles alcoólatras, fumantes, viciados em drogas tem seus nomes reproduzidos na vida dos filhos dos filhos de Deus. Se o nome é copiado, por que não dizer que o comportamento destes ícones do pecado não são copiados também? Em vez de focarmos na vida de pessoas ímpias, deveríamos focar na vida das pessoas piedosas da Bíblia. Eu sou muito grato a Deus por minha mãe ter escolhido um nome Bíblico para mim (vs. 12, 17, 22). Três vezes aparece meu nome neste capítulo. Tem 25 vezes o meu nome na Bíblia, hoje sou um homem da Bíblia. Medito nela dia e noite. Há uma forte influência na vida de um filho o simples fato de seu nome ter uma origem, um significado; seja este positivo ou negativo. Fica a dica!

Algumas preciosas lições possíveis de I Crônicas 8:

1. Você pode construir muitas coisas neste mundo, até cidades (v. 8:12), mas o mais importante é construir um bom caráter para influenciar aos que estão próximos a você. Isso será o melhor legado para a próxima geração e é a única coisa que você levará para o Céu daqui da terra.

2. Você pode fugir de qualquer situação ou de certas ameaças por meio de pessoas perigosas (v. 13), mas o mais importante é fugir do pecado para Deus.

3. Você pode até ser valente, corajoso, audacioso (v. 40), mas de nada valerá se você não for corajoso para se arrepender de seus pecados e combatê-los a ponto de destruí-los de tua sociedade.

Você pode encontrar mais e extrair mais lições preciosas da Palavra de Deus, compartilhe o que você aprendeu! Experimente aplicar em tua vida cada um dos princípios extraídos da Palavra de Deus. Você deixará grandes marcas na história se assim o fizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...