domingo, 31 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia - Hoje I Crônicas 11
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Deus administra a história. Ele tem objetivos ao permitir que I Crônicas 11 esteja incluído em Sua Santa Palavra. Cada parte do livro inspirado pelo Espírito Santo têm propósitos que só o podemos descobrir se tivermos os olhos espirituais, pois as coisas espirituais não se discernem com os olhos carnais. Destaco algumas curiosidades:

1) Davi é o personagem principal de I Crônicas, e todo um cuidado foi tomado desde o capítulo 1 até chegar ao capítulo 11, onde Davi é apresentado na teologia do cronista.

2) A aliança que Deus faz com Davi é o momento mais decisivo do texto, e isso permeia não só todo o livro de Crônicas, mas... Davi é mencionado mais de mil vezes na Bíblia - triplo de Abraão e mais que Moisés, até mais que Jesus (Gene Getz).

3) O autor inspirado prepara o povo de Deus de todas as época para entender a referência a Jesus nos Evangelhos "Jesus, filho de Davi", que aparece pelo menos doze vezes (Idem).
4) A partir deste capítulo o livro enfoca o Deus que faz uma aliança eterna com Davi, a qual sua influência chega até nós.

Temos muitas coisas espirituais, teológicas e soteriológicas a extrair para nossa vida a partir destes textos que apontam para o Deus de Davi, o Deus de Israel, o nosso Deus. Leia a Bíblia tendo como teu professor o Espírito Santo!

Quando Deus guia alguém, nada e nem ninguém pode atrapalhar ou impedir o cumprimento destes planos a não ser a própria pessoa. 

Enquanto Saul perdeu completamente os planos de Deus para ele, Davi se apossou literalmente dos planos divinos. Assim, Saul foi derrotado (I Crônicas 10) enquanto que "Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o SENHOR dos Exércitos era com ele" (I Crônicas 11:9). 

O governo de Davi foi glorioso, porque o glorioso Deus estava com ele. Davi tornou-se rei de acordo com a promessa de Deus (vs. 1-3; cf. I Samuel 5:1-3).

Isso mostra que se você apegar-se a Deus e as Suas promessas, ninguém irá interferir nos planos que Deus tem para você. 

Interessante que a cada dia Deus te oferece Seus planos e Satanás também oferece os dele. Se você não vai dormir com Deus, você não levantará com Ele. Consequentemente os planos de Satanás serão realizados em tua vida. 

Viver os planos de Deus depende de teu compromisso com Ele. Enquanto os planos de Deus forem os teus planos, Satanás não conseguirá concretizar os dele. Mas, para isso, você precisa renunciar ao EU, à tua vontade, e até aos teus planos, e, orar, consagrar, pedir orientação de Deus e depender dEle.

Você precisa saber que os planos de Deus são maiores e melhores que os teus, e bem maior que os de Satanás. Você precisa aceitar os planos de Deus para a tua vida a andar com Ele a fim de que vivas estes planos! Como será tua semana, com ou sem os planos de Deus?

Uma igreja de valentes vence cada dificuldade, se houver harmonia e dependência de Deus para tudo. Davi com Seus valentes conquistaram Jerusalém e faz dela a capital do seu reino (I Crônicas 11:4-9). 

Os campeões de Davi são listados com adjetivos: Os mais poderosos (vs. 10-19), estes eram os líderes dos homens de Davi; e, os poderosos (vs. 20-47), aqui são listados trinta dos seus melhores guerreiros

Na igreja deveria existir estes dois grupos, pois "nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12). A batalha espiritual é mais acirrada que as batalhas com pessoas enfrentadas pelos valentes de Davi. 

Precisamos ser cristãos poderosos e não vacilantes. Fortes e não trôpegos. Firmes e não titubeantes. Como cristãos, não devemos nos isolar do grupo, da igreja. Não devemos combater entre nós. Não devemos nos destruir, mas nos unir. Unidos a Deus e uns aos outros assumiremos a posição de invencibilidade (Efésios 6:13). Não devemos esperar ser derrotados, acabados, destruídos para começar dedicar tempo e energia à oração.

Precisamos dobrar nossos joelhos agora e erguer nossa voz ao Céu desde já, unidos a Cristo e a outros cristãos, antes que sejamos despedaçados pelo inimigo. Vamos à luta? Já amanheceu, um novo dia e uma nova semana começou! Precisamos vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...