terça-feira, 5 de março de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia
Lições de vida tiradas da Leitura diária da Bíblia nos ajudam a repensar nossa vida e nossas teorias. Leia 2 Reis 10 e depois os comentários e tire preciosas lições para a sua vida. 

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Ao buscar reavivamento e reforma espirituais, deve-se considerar atentamente alguns princípios extraídos de II Reis 10:

1. É possível que alguém lute por reavivamento e reforma de forma errada: Destruir os rituais e celebrações da falsa religião é tocar a superfície do problema espiritual das pessoas. O problema da falsa religiosidade não é tão simples quanto parece. Jeú falhou terrivelmente ao não fazer nada para reavivar a espiritualidade e promover a santidade do povo. Tirar a imagem e ídolos da casa de alguém não elimina a idolatria do coração de ninguém!

2. É fato que alguém com interesses errados promova uma reforma entre o povo de Deus: Destruir o mal empregando o próprio mal não é próprio de Deus; como é comum os adeptos das religiões falsas destratarem-se é provável que a antipatia de Jeú a Baal pode não ser oriunda de sua devoção a Deus; é evidente que a devoção de Jeú não era evidente, pois conseguiu facilmente enganar o povo num suposto culto a Baal.

3. É preciso cuidar para não fazer a obra de Deus baseado em desejos e sentimentos carnais: Jeú cria que era o executor dos planos divinos, como de fato foi. Porém, ele foi egocêntrico, afoito, indolente e desumano; assim, ele banalizou a Deus. Embora parte do que ele fez era plano de Deus, os atos de sua vida não revelam a verdadeira religiosidade.

O que é conversão? Em II Reis 10 temos um exemplo negativo, no entanto podemos tirar lições positivas dos erros do rei Jeú:

1. A conversão verdadeira não está apenas relacionada à pecados grandes, não somente dos falsos deuses, mas de todos os pecados até mesmo das falsa adoração. Não ignore nenhum pecado, por menor que ele seja, peça perdão, confie na graça de Deus e abandone-o totalmente!

2. A conversão verdadeira está muito além de abandonar pecados que ferem interesses carnais, a conversão trata também daqueles pecados que cremos serem vantajosos para nós; como diz Matthew Henry, abandonar os pecados que nos sustentam e nos mantêm serve de grande prova se realmente estamos dispostos a negarmos a nós mesmos para confiar plenamente em Deus.

Deus não deseja que você se arrependa, e, volte a se arrepender dia após dia dos mesmos pecados; Ele quer ver teu arrependimento e frutos dele. Aqueles que nunca largam seus pecados ou estão sempre voltando a eles, por mais zelosos que sejam em outras áreas, não dão provas de ter experimentado um genuíno e íntegro arrependimento e nem abandono total de seus pecados. Arrependa-se de todos os teus pecados e não volte a cometê-los, Deus te dá forças para isso! Tenha fé, confie e aja a fim de que sejas vitorioso(a) em todas as áreas da vida!

Deus deixou-nos um livro profundamente espiritual, que vai além de nossa natureza carnal de poder compreendê-lo corretamente. Assim, ao estudar profundamente um de seus capítulos, nota-se mensagens extraordinárias, veja no caso de II Reis 10, mas medite em atitude de oração: O rei Jeú, ungido pelo profeta Eliseu, para uma missão especial, fez a obra de Deus, porém houve perversidades em seus métodos, os quais não tiveram a aprovação de Deus. Suas atitudes foram condenadas no livro do profeta Oséias 1:4. Destacamos as seguintes verdades:

1. II Reis 10 nos ensina que demonstrar zelo pela religião falsa sem interesse pela religião verdadeira é um péssimo negócio do ponto de vista bíblico. Destruir religiosos que abraçaram deuses e práticas alheias à Bíblia sem promover o bem ou a verdade bíblica não é reavivamento e reforma.

2. Além disso, o capítulo 10 de II Reis revela que demonstrar zelo em condenar o erro nos outros e não olhar para corrigir os próprios erros é fanatismo externo e extremo. Tentar destruir o mal com o mal não promove o bem; bem como tentar destruir o pecado com outro pecado, não promove a santidade!

3. Ainda, este capítulo deixa claro que demonstrar intolerância para com os pecados alheios e tolerar os próprios pecados é inaceitável a Deus. Reavivamento e reforma não prospera por meio de um líder que não abandona os pecados dos antepassados (v. 29) e nem tem o cuidado de andar de todo o seu coração na lei do Senhor Deus (v. 31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...