sexta-feira, 12 de abril de 2013

Lições de Vida

Leia a Bíblia- 1 Crônicas 23

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

É extremamente decepcionante viver uma vida religiosa decepcionante; porém, bem pior ainda é descobrir que você é o principal responsável por tua religiosidade superficial, oca e vazia. No entanto, muitas vezes, aquele que vive a superficialidade da religião acusa e culpa os líderes religiosos. Porém, é muito importante saber que não é a igreja ou a liderança que irá te fazer alguém mais espiritual, pois muitos se perderão mesmo numa igreja onde os líderes sejam fortes espiritualmente e venham todos a salvar-se. Entretanto, nem por isso a liderança deve ser qualquer pessoa, qualquer um que quiser ou por possuir certas habilidades. Há um chamado de Deus para o serviço em prol de Sua igreja, há um reconhecimento do povo e uma disposição de servir do líder espiritual escolhido por Deus (I Crônicas 23). Hoje, em Cristo, todos recebem um dom e podemos servir aos outros com esse dom. Diz Matthew Henry: "Que nós busquemos e sirvamos retamente o Senhor e deixemos todo o resto a sua disposição, pela fé em Sua palavra". Não importa se você é porteiro ou músico, dê o seu melhor, sirva ao Senhor onde você foi colocado, sem resmungar! Seja ministrando no templo ou limpando, dê o seu melhor no serviço ao Senhor, sem reclamar. Tudo é necessário e importante, desde a limpeza até a ministração da Palavra de Deus, tudo deve ser feito com o mesmo zelo. Dediquemo-nos mais ao Senhor!

A escolha de líderes religiosos deveria ser mais rigorosa. Hoje qualquer um pode se declarar pastor e abrir igreja e terá seguidores. Como ninguém em sã consciência confiaria a vida a um cirurgião sem formação acadêmica, ninguém deveria aceitar um pastor sem preparo. Como assim? Segundo uma pesquisa realizada pelo editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Oswaldo Paião, cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia inteira pelo menos uma vez. Ou seja, mais da metade dos pastores nunca, sim, nunca, nunca leram a Bíblia inteira. Pergunto, como eles vão ensinar ao povo toda a Palavra que sai da boca de Deus? O pior não é isso! O pior é que pessoas que não se submetem a uma cirurgia se soubessem que o cirurgião nunca esteve numa sala de aula a fim de receber preparo e orientação, se submetem à uma teologia incompleta, vazia, superficial, oca, manca, correndo o risco não de morrer na maca, mas de morrer no inferno pensando estar indo para o Céu. Olhemos para I Crônicas 23, ali vemos que não é qualquer um que pode candidatar-se ao sacerdócio. Liderança espiritual é coisa séria, é uma responsabilidade grande. Lida com a decisão crucial das pessoas: salvação ou perdição. Ainda que é da vontade de Deus que haja líderes espirituais, nem todos os líderes espirituais fazem a vontade de Deus. Cuidado para não estar seguindo líderes cegos! Tua salvação está em jogo!

É preciso ter zelo, organização e respeito para com as coisas de Deus. Não se pode fazer as coisas de Deus de qualquer jeito, relaxadamente. Alguns princípios devem ser levados em conta ao liderar e administrar os serviços de culto na Casa de Deus, isso aprendemos em I Crônicas 23:

1. Verifique quantos estão aptos para realizar um serviço sacro e digno para Deus no templo (vs. 1-3);
2. Separe em grupos e institui líderes sobre eles (vs. 6-23);
3. Designe as tarefas para ser desempenhadas por cada grupo (vs. 4-5);
• Um grande grupo de músicos bem selecionados deve desempenhar bem sua função na adoração (v. 5);
• Outro grupo deve ser de recepcionistas (porteiros), que permanecem à entrada da Casa do Senhor (v. 5);
• Outros seriam os diáconos, que ministram as coisas sagradas do templo (vs. 28-30), e assim por diante, conforme a necessidade (v. 32);
Enfim, tudo deve ser feito com ordem, organização e reverência... tudo deve ser feito! Independente do que seja, se você foi designado para uma determinada função, não reclame, clame a Deus e faça o teu melhor, Deus te abençoará! Tenha um bom dia de preparação para o santo sábado, pois amanhã é dia de servir a Deus em Seu sagrado Templo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...