sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- II Crônicas 8
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
As bênçãos de Deus não se limitam ao aspecto espiritual. Deus abençoa completamente. Salomão foi ricamente abençoado devido à sua fidelidade, comprometimento e empenho por Deus e pelas obras sagradas. Destacamos quatro áreas em que, se você for dedicado a Deus como ele, você será tão abençoado tanto quanto ele, pois o abençoador é o mesmo II Crônicas 8):

1. Pessoas fieis a Deus recebem bênçãos em planos que visam a expansão patrimonial: Salomão construiu e fortificou muitas cidades e centros de suprimentos por todo o seu reino (vs. 1-10).

2. Pessoas comprometidas com Deus recebem bênçãos matrimoniais: Salomão construiu um palácio e presenteou a sua esposa (v. 11).

3. Pessoas que se dedicam a Deus são abençoados como líderes religiosos: Salomão celebra cada uma das festas religiosas e designa a missão dos sacerdotes (vs. 12-16).

4. Pessoas que priorizam Deus e a Sua obra na terra são abençoadas em seus negócios: Salomão tinha uma frota de navios no Mar Vermelho que lhe trouxeram cerca de dezessete toneladas de ouro de Ofir (vs. 17-18).

Ter tudo sem ter Deus é pior do que não ter nada; medo, angústia e um vazio infinito reina na alma. Porém, quem tem Deus tem tudo, Deus é dono de tudo, e Ele pode dar tudo o que quiser dar. Disse Jesus que quem verdadeiramente se compromete com Ele em tudo receberá "cem vezes tanto, já no presente... e no mundo por vir a vida eterna" (Marcos 10:29-30). Sejamos fieis Àquele que é dono de tudo, assim quem tem Deus tem tudo!

As riquezas da terra não devem jamais desviar ninguém das riquezas celestiais. Deus, muitas vezes, não abençoa algumas pessoas com bens materiais para que elas não percam o foco dos bens celestiais. Tudo o que fizermos, adquirirmos e construirmos aqui na terra deve visar a vida celestial. Estamos aqui neste mundo apenas de passagem ou nossa vida se encerra no cemitério, sem nenhum perspectiva para o futuro. Em Cristo, nosso alvo é a vida eterna, não o cemitério! Porém, nunca devemos nos perder com este mundo. Diz o comentarista homilético Matthew Henry, escrevendo sobre II Crônicas 8: "A graça, e não o ouro, e a melhor riqueza, e o conhecimento de Deus e sua lei é o melhor conhecimento. Deixando que os filhos deste mundo lutem pelos brinquedos deste mundo, coloquemos no céu, como filhos de Deus, nosso tesouro, porque onde estiver o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração". Ainda que Deus te abençoe em tantos aspectos nesta vida, nunca se esqueça que esta vida terá fim; focalize sempre a vida eterna no Céu. O lar deve ser construído tendo em vista o que for melhor para pensar e se preparar para o lar celestial. Melhor que investir tempo em adquirir riquezas terrenas é investir nas riquezas celestiais. A família é um dos bens que levaremos ao Céu, e, não podemos perdê-la aqui na terra; é exatamente por isso que, quem está focado nos tesouros do Céu, irá investir na família mais do que nas riquezas da terra. Onde está o teu coração?

Devemos reorganizar nossa vida, nosso tempo! Precisamos urgentemente de uma reforma em nosso tempo. Perdemos tempo, muito tempo em coisas banais, insignificantes... vivemos cansados e estressados. Precisamos usar nosso tempo para o reino de Deus, precisamos considerar nossa vida realizada apenas quando a obra de Deus estiver acabada como fez Salomão (II Crônicas 8). Nota-se neste capítulo uma dedicação de Salomão em tudo o que fez, suas construções, administração do reino, comércio exterior, etc. entretanto, a ênfase é a Casa de Deus, os dias de cultos e a sua adoração através dos sacrifícios. Hoje já não temos tanto tempo assim para as coisas de Deus. Temos muitos recursos financeiros, mas nossas ofertas não revelam que Deus está acima dos bens materiais. Temos investido em quase tudo, menos na obra de Deus. Temos realizado cursos para melhorar em nossa profissão, mas continuamos os mesmos, bem limitados nas coisas da igreja. Temos tempo para qualquer coisa, até para a ociosidade, mas faltamos na maioria dos cultos a Deus em Sua Casa. O que fazemos com o tempo que temos revela nossa prioridade. Para o que consideramos importante arranjamos tempo, não é assim? Dedique mais tempo no que realmente vale a pena investir a vida. Seja sábio, coerente e perseverante em tudo o que você fizer, não se iluda com uma religião relaxada, vazia e superficial. Tome uma atitude de viver intensamente um relacionamento sério com Deus, pois quem tem Deus tem tudo!

Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...