terça-feira, 30 de abril de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas  12
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

A fé de nenhum ser humano deve tirar férias, principalmente quando tudo parece que ela não seja necessária. Geralmente os momentos bons, parecem bons momentos para tirar férias da fé, mas é aí mora o perigo, esse é o momento em que o inimigo ataca (II Crônicas 12:1-4). A vida em paz parece ser um convite para deixar Deus e Seus princípios de lado esperando a próxima crise para se lembrar dEle. Isso é ilusão e muito arriscado. Nunca se deve tirar férias da fé, nem dos princípios bíblicos e nem de Deus. Já presenciei alguns casos de pessoas que ao tirar suas férias com a família, realizarem suas viagens, relaxaram da correria e do estresse da vida cotidiana, agirem da mesma forma com a vida espiritual. Nas férias tiram férias de tudo, até de Deus; isso está errado. É errado não participar da igreja, não levar a Bíblia e ou livros religiosos para as férias. É errado deixar de orar, de adorar a Deus e cultuá-lO em momentos de descanso, lazer e viagens. Quem tira férias de Deus abre uma brecha para o inimigo, que ameaça em algum ponto a segurança da família, do emprego ou até mesmo da fé. Já vi pastores saírem de férias e tirar férias até de Deus; se tirar férias é catastrófico até para um membro da igreja, quanto mais para um líder: o rei Roboão abandonou a Lei do Senhor e todo o povo o seguiu. Que tragédia! Evite muitas tragédias, nunca abandone a Lei do Senhor! A vida é muito melhor ao lado de Deus!

Toda e qualquer tentação tem como base a intenção de levar as pessoas a viver separadas e independentes de Deus. Desta forma, o pecado aparece apenas quando o individuo se afasta de Deus. Foi assim que o povo de Deus se afastou dEle e de Seus princípios; consequentemente, a nação ficou desprotegido e o rei Sisaque do Egito conquistou as cidades fortificadas de Judá e atacou Jerusalém (II Crônicas 12:1-4). O rei Roboão e o povo lembraram de Deus, se arrependeram, humilharam-se, confessaram seus pecados e voltaram para Ele. Então Deus poupou Jerusalém e só permitiu que Sisaque levasse os tesouros do palácio (vs. 5-12). Esse texto revela claramente que Deus está no controle de tudo até mesmo quando Ele retira Sua proteção. E, não é por isso que Deus seja o responsável pelas guerras, problemas e tragédias que acontecem na terra. O responsável é aquele que se afasta de Deus. Não é pelo fato de Deus ter dado o livre arbítrio que Ele se torna o culpado do mal no mundo; ainda que Ele tenha o controle de todas as coisas, deixou-nos o livre arbítrio e seremos julgados de acordo com o modo responsável ou irresponsável que lidamos com ele. Deus não é autoritário e nós não somos robôs e nem marionetes em Suas mãos a fim de que Ele exerça controle sobre tudo, mesmo assim Ele tem o controle. Estude com atenção e com tempo II Crônicas 12 e entenda melhor o que estou querendo te dizer! Há sabedoria em cada página da Bíblia Sagrada!

Quem para de amadurecer na vida e de avançar na vida espiritual passa a regredir até morrer (II Crônicas 12:13-16). Roboão agiu bem por três anos e depois voltou a fazer o mau. Sempre pergunto, por que quem já experimentou as bênçãos de Deus O abandona? Por que pessoas que já experimentaram o prazer do compromisso com Deus e Sua vontade se afastam e morrem perdidos? Como pode alguém que viveu na graça cair na desgraça? Qual a razão pela qual alguém que algum dia correu para Deus correr dEle? Qual é a motivação de alguém que trilhou o caminho da santidade despencar para a imoralidade e o pecado? Como explicar que alguém que andou na luz volte a andar nas trevas e ali permanecer até a morte? Como entender alguém que já provou a alegria e paz da presença de Deus permitir que a vida termine na tristeza e angústia ao lado do diabo? Como pode alguém que ia ao Céu desviar-se para o inferno? Como entender alguém que amou a Deus tornar-se indiferente a Ele, que é pior que o ódio? Não consigo entender, sinceramente! Gostaria de ajudar tais pessoas, mas na maioria das vezes sempre as encontro decididas a permanecerem afastadas de Deus. Talvez elas nunca estiveram perto ou são realmente ingratas diante de tantas bênçãos recebidas de Deus. Sei que Deus quer salvá-las, mas nem todos se salvarão porque Deus não força ninguém; então, por causa disso, tem coisas que nem Deus pode fazer, a não ser você mesmo! Então faça o que precisa ser feito já!
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...