domingo, 7 de abril de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia - I Crônicas 18
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

A Bíblia é um manual de vitórias. Não existe manual melhor e mais completo. Precisamos aprender a vencer, e, aprendemos estudando a Bíblia corretamente. A vitória prometida por Deus não é só na área espiritual, embora dependa da minha espiritualidade, e da tua também! Em I Crônicas 18 fala das vitórias de Davi veja quantas:
1. Davi conquista os moabitas e os faz pagar tributos a ele (v. 2).
2. Davi conquista o rei Hadadezer de Zobá e aleija a quase todos os seus cavalos (vs. 3-4).
3. Davi conquista os sírios quando estes tentam auxiliar o rei de Zobá; tiveram de pagar tributos e Davi recebeu deles ouro, prata e bronze (vs. 5-11).
4. Davi destrói 18.000 soldados dos edomitas no Vale de Sal e pôs guarnições por toda a Edom.
O segredo da vitória foi enfatizado ao ser duplamente escrito pelo cronista neste capítulo: “e o SENHOR guardava a Davi, por onde quer que ia” (vs. 6 e 13). Ter a companhia, a orientação e a proteção de Deus constitui a essência de toda vitória, seja ela espiritual ou não! Jesus venceu na cruz para nos conceder a vitória sobre tendências e pecados que nos privam de vencer na vida; por isso, clame a Deus pela vitória de Cristo sobre tua vida, tua família, teus filhos, teu trabalho, etc. e colherás recompensas significativas.

Viver no pecado leva à derrota, à destruição e, por fim, à morte. O pecado é o causador de tantas desgraças e misérias não só no mundo, mas também na alma humana. Só Deus tem a solução para esse mal que assola a humanidade; porém, os humanos caídos no caos do pecado fogem de Deus ao invés de fugir para Deus. As nações idólatras, imorais e pagãs eram derrotadas quanto mais tentavam alcançar vitórias contra Davi (I Crônicas 18). Longe de Deus só existe o fracasso, a derrota, a falência, e, por fim a morte; porém, a teimosia humana insiste no pecado. Só aprende a lição quem sabiamente olha para as Sagradas Escrituras com humildade, confia e depende de Deus, segue Suas perfeitas orientações e abandona o pecado. Há apenas dois caminhos, o da vitória e o da derrota, o de Deus e de Satanás; um ligado à justiça divina, outro ligado à justiça humana, um de acordo com a vontade de Deus e o outro de acordo com o pecado e seu autor. Não há como andar pelos dois caminhos, é impossível viver com Deus e andar no pecado, ou vice versa. Deus não dá meias vitórias como o pecado não destrói pela metade. Você precisa estar morto para o pecado a fim de que estejas vivo para Deus. Você precisa ficar longe do pecado para que fiques junto de Deus. Hoje você precisa tomar uma firme decisão: viver como vencedor por meio de Cristo, teu Salvador e Senhor! Não existe outro meio, então decida-te agora mesmo e tenha uma semana de vitórias, não de derrotas!

Você pode vencer qualquer obstáculo, qualquer problema, quaisquer circunstâncias, quaisquer adversidades ao estar sob a orientação, proteção e a bênção de Deus (Leia I Crônicas 18). Olhe para as Escrituras Sagradas, veja que nem mesmo o mais poderoso demônio, ainda que seja o chefe deles, pode ter qualquer tipo de sucesso contra os que conhecem o fundamento da vitória. Ao render-se à Deus, por meio de Cristo, através do Espírito Santo, seja sempre coerente, calmo, profundo e firme. Seja corajoso, fiel e perseverante; pois na cruz, Jesus reduziu a cinzas o reino das trevas, os principados e potestades do mal. Jesus venceu para conceder-te vitória. No plano da salvação, Deus insere na morte de Cristo àqueles que se rendem ao poder do Espírito Santo, com toda a vitória que essa morte exerce sobre os ataques do mal. Aproprie-se destemidamente dessa união com Cristo e aplique-a a tua vida a fim de que venças. A vitória é garantida àqueles que estão 100% durante as 24 horas do dia, os sete dias da semana em todos os meses do ano, ligados plenamente a Cristo (Romanos 8:35-37). Davi certamente sabia o segredo da vitória como você também está sabendo; agora, faça como ele, vença confiando na vitória que Deus te dará (I Crônicas 18:6, 13). Davi também lutou, pois sem lutas não há vitórias. Então, dobre teus joelhos e ore; levante a cabeça, saia para a luta e conquiste muitas vitórias em nome de Deus, sem esquecer-te de dar-Lhe os devidos créditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...