domingo, 19 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 31
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

O avivamento promove a limpeza das impurezas espirituais na religião verdadeira. Ainda que seja muito fácil a religião verdadeira macular-se com práticas religiosas falsas ou mesmo com o mundanismo, o avivamento instiga as pessoas a eliminarem tudo o que não está em harmonia com a vontade de Deus (II Crônicas 31:1). Depois de promover uma purificação moral e espiritual entre o povo e no templo, Ezequias reorganizou os sacerdotes e levitas para, organizadamente, servirem ao Senhor em Sua Casa. Tal reforma e despertamento espiritual facilitam às pessoas a se motivarem para a fidelidade a Deus. Com o início de uma grande revivescência espiritual o povo apresentou generosamente os dízimos e as ofertas conforme rege a orientação divina descrita em Sua Palavra. As ofertas foram tantas que houve um excedente a tal ponto dos sacerdotes e levitas dedicarem-se totalmente ao servido de Deus em prol do povo (vs. 4-10). Como Ezequias constituiu oficiais para vigiar a distribuição justa do dízimo, atualmente deve-se atentar para que o mesmo não seja usado de forma errada pelos que o administram. A lição é que, a conversão que não chega até o bolso dificilmente chega ao coração. O reavivamento que não te torna generoso em promover a obra de Deus é falso, passageiro, não passa de mera formalidade. Insistamos num reavivamento genuíno e numa reforma completa em nossa vida e na vida dos membros de nossa igreja!

A igreja de Cristo nos dias atuais não precisa de métodos, sistemas e marketing para terminar a obra de Deus no mundo, o que ela precisa é de líderes comprometidos, consagrados e dedicados a Deus mais do que a qualquer outra coisa na vida. Estes servirão de inspiração e modelo para a igreja. Ezequias se prontificou em agradar a Deus, em fazer o que é reto a Deus e, consequentemente Deus o fez próspero (II Crônicas 31:20-21). Mesmo que você não tenha recursos para fazer o que precisa ser feito, o Deus que quer que você faça a obra te dará as condições necessárias para que a obra seja levada avante. Não permita que o teu coração se acomode com teu estado e condições atuais. Clame por mais vigor espiritual, peça o poder de Deus para avivar as chamas da paixão espiritual, suplique discernimento, percepção e equilíbrio espiritual, disponibilize-se para Deus e deixe que Ele te use como e onde Ele quiser. Diz o comentarista Matthew Henry sobre este capítulo que, “Em tudo o que Ezequias tentou para o serviço de Deus, foi fervoroso e decidido em seu enfoque e dependência, sendo consequentemente prosperado”. Não existe prosperidade verdadeira, divina e que valha a pena se não vier de uma genuína espiritualidade disposta a partilhar com outros. Como precisamos de líderes em todos os setores como Ezequias! Precisamos de pessoas comprometidas com a igreja mais do que com qualquer outra coisa em cada uma das congregações da igreja de Deus espalhada pelo mundo.

Uma pessoa pode frequentar a igreja quantas vezes quiser por dia, participar de todas as cerimônias religiosas, orar em particular e em público, ser ativa em todos os cultos, ouvir e até pregar muitos sermões, ler o máximo que puder de livros que existem sobre Cristo, mas se ela não se aproximar de Deus a tal ponto de ser humilde, fiel e exibir uma mudança de atitude interior que resulte em uma nítida mudança do comportamento, não passa de meras formalidades que desagradam a Deus. O lado externo da vida é muito mais fácil de reformar do que o lado de dentro, o coração. Uma cerimônia de casamento pode durar uma hora de total alegria e festividade, mas um casamento propriamente dito demanda anos a fio de atenção redobrada, perseverança e empenho para preservar a continuidade; assim também deve ser com o reavivamento espirital. Do contrário, não passa de um evento o que deveria ser um estilo de vida. Frequentar à igreja, cantar com entusiasmo e orar de forma impressionante em público ou repetir amém bem alto é muito mais simples que viver continuamente em oração, meditando dia e noite na Palavra de Deus e depender total e constantemente da orientação do Espírito Santo. Durante esta semana, acompanhe a leitura do capítulo do projeto Reavivados por Sua Palavra (rpsp) e tire preciosas e úteis lições para tua vida. Faça melhor que os novelistas, não perca os últimos capítulos do livro de II Crônicas. Amanhã leia e medite no capítulo 32 de II Crônicas.

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...