segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- II Crônicas 32
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

A fidelidade atrai a oposição. Inimigos do bem detesta a fidelidade. Inimigos de Deus não tolera a fidelidade. Quando o povo de Deus é fiel uma hoste se levanta para destruí-lo. Senaqueribe se aproxima de Jerusalém um grande e poderoso exército (II Crônicas 32:1-2). Porém, por causa dessa mesma fidelidade Deus livrou Ezequias e Jerusalém dos exércitos assírios. O rei incentivou o povo a permanecer fiel a Deus porque Ele certamente era e é muito mais poderoso do que os assírios e os seus deuses (vs. 6-8). O Deus verdadeiro foi ameaçado, o Deus de Ezequias e de Judá foi desprezado e Ezequias foi ridicularizado pelo fato de depender do Senhor (vs. 9-19). Mas Ezequias juntamente com o profeta Isaías oraram pedindo a intervenção desse Deus, clamaram aos Céus por causa disso, e, Deus agiu de forma sobrenatural livrando a Ezequias e seu povo; dando-lhes descanso ao ferir aos Seus inimigos (vs. 20-23). As ações divinas acontecem sobrenaturalmente quando há oração fervorosa na Terra. Abrimos espaço para Deus intervir contra o inimigo quando clamamos a Ele. Se quisermos vitórias constantes precisamos orar e vigiar continuamente. Precisamos ter uma vida de oração e não apenas momentos de oração!

Como alguém tem coragem de caluniar um representante de Deus? É interessante que geralmente as calúnias têm 10% de verdade que servem como base para se construir uma história inverídica. O sucesso, a paz e a prosperidade de alguém atraem a atenção de outros que desejam prejudicar o seu avanço. Quem tem inveja tem desejo de prejudicar quem está se dando bem. Assim, o invejoso, movido de rivalidade, medo e insegurança ataca ferozmente para rebaixar a pessoa em ascensão ao mesmo nível que ele se encontra. O ataque sempre começa com palavras que ferem mais que um tapa ou um soco no rosto. São palavras cheias de venenos que tendem a matar a fé, suscitar o medo e destruir a confiança que se tem em Deus e nos líderes de Deus. Leia II Crônicas 32:1-23. Os embaixadores de Senaqueribe ridicularizam as tentativas do rei Ezequias em defender Seu povo e sua cidade. Eles comentam que os deuses das outras cidades não tiveram poder para protegê-las - realmente, isso era verdade! - e pressupõe-se que o Deus dos judeus seria como os outros deuses (isso é mentira). Porém, Deus envia apenas um anjo que destrói o exercito assírio. Senaqueribe é morto pelos próprios filhos. A lição é clara: Nunca se deve falar contra um servo de Deus. Nunca se deve caluniar, criticar ou acusar ninguém ainda mais se for alguém chamado por Deus para Sua obra.

Muitas vezes Deus não cura uma pessoa porque sabe que depois ela se desviará dos Seus caminhos! Às vezes é melhor a pessoa morrer por uma enfermidade e ser salvo do que ser curado e se perder. Como Deus sempre deseja a salvação de Seus filhos, Ele prefere fazer o melhor por eles. Depois de tantas vitórias recebidas de Deus, Ezequias ficou mortalmente doente. No entanto, Ele clama a Deus por cura; Deus o atendeu e miraculosamente sua saúde foi restaurada. Porém, ele tornou-se orgulhoso (II Crônicas 32:24-33). O orgulho é o pecado que transformou Lúcifer em Satanás. O orgulho invade o lugar de Deus no coração e assola a humildade que deve ter todo discípulo de Cristo. O orgulho tira as características de Deus das pessoas e implanta as características satânicas. O orgulho converte os filhos da luz em filhos das trevas. É por isso que atrai a grande ira de Deus (v. 25). Como Ezequias, todo orgulhoso, arrogante e cheio de si deveria perceber os sinais de destruição e humilhar-se para ser abençoado (v. 26). Vemos nesse relato que quem anda humildemente com Deus recebe grande respeito e o povo honra quando alguém assim morre (vs. 27-33). Eis os grandes motivos para que você abandone o orgulho, a soberba e a arrogância e torne-se humilde. "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus" (Mateus 5:3).

 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...