quarta-feira, 22 de maio de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- II Crônicas 34
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

Jovens que fazem a diferença no mundo começam a vida com Deus ainda na infância; e, adultos maduros espiritualmente desenvolveram sua devoção desde a juventude. O ambiente, a apostasia do povo, as influências negativas não devem impedir ninguém de buscar a Deus. O rei Josias buscou ao Senhor quando ainda era um menino (II Crônicas 34:1-7). Quanto mais cedo servir a Deus, melhor. Não espere estar um caco, um bagaço e sem forças, para, então começar a servir a Deus. Olhe para Josias, há lições valiosíssimas:

1. A piedade na vida de um jovem ou juvenil exerce forte influência na vida adulta, quem começa a vida servindo fielmente a Deus fará grandes proezas em Seu nome.
2. A consagração iniciada cedo na vida mostra-se inabalável nos momentos desafiadores, alcançando o sucesso divino mesmo diante de grandes desafios.
Então,
1. Comece logo a priorizar Deus em Sua vida; antes que dinheiro, luxo e posição seja prioridade ou te influencie negativamente na espiritualidade.
2. Comece já a viver com sabedoria à altura do propósito de Deus para tua vida e aja conforme os planos divinos, não conforme as opiniões humanas.
Deixo a você os pensamentos do grande teólogo Paul R. House: “Buscar o Senhor obviamente significa buscar somente ao Senhor, porque somente o Senhor é Deus”. Busque agora mesmo somente ao Senhor!


Deus usa àqueles que se submetem à Sua soberana vontade. Ele usa quem se consagra ao que é certo para ter coragem de fazer o bem. Josias assumiu o trono com 8 anos de idade, com 20 fez uma limpeza espiritual em todo o reino de Judá, pois herdara um povo totalmente afundado na religião adulterada. Independente da idade, quem se consagra a Deus para viver equilibradamente, fará grandes obras em prol da espiritualidade de Seu povo. Diante das abominações religiosas, Josias lutou contra a situação degradante e superou os problemas. Com ousadia o jovem rei removeu todas as imagens encontradas em seu domínio (II Crônicas 34:4-7); e, com fervor espiritual, renovou o templo (vs. 8-13). Porém, o que impulsionou ainda mais à reforma espiritual entre o povo foi a descoberta no templo do Livro da Lei (vs. 14-15). Depois disso, as atividades relacionadas às reformas foram efetivadas baseadas tanto na vontade escrita de Deus quanto na profeticamente revelada (vs. 16-33). Atualmente se fala muito em reforma espiritual em milhares de igrejas evangélicas; porém, nenhuma reforma verdadeira ocorrerá se não for pautada por toda a Palavra de Deus. O verdadeiro avivamento espiritual que trará a genuína reforma, que Deus tanto almeja em Sua igreja, só será possível quando tudo for confrontado pela Palavra de Deus; pois, reforma espiritual significa eliminar todos os perigos que ameaçam seriamente o puro desenvolvimento espiritual do povo de Deus.

Para que avancemos no progresso espiritual é necessário saber que há dois fatores imprescindíveis que caracterizam um avivamento e reforma espirituais que jamais devem ser ignorados, de acordo com o texto de II Crônicas 34:

1. Oração: O verdadeiro avivamento não acontece sem muita oração, pois ele é precedido pela oração fervorosa. Buscar a Deus em oração foi determinante para o sucesso do jovem rei Josias, esse é o primeiro passo (v. 3) para exercer poder contra toda heresia e práticas erradas dentre o povo de Deus (vs. 4-8).
2. Bíblia: Além da oração que revigora a espiritualidade, a descoberta do Livro da Lei (a Bíblia) foi fundamental na implantação da reforma (vs. 14-18). A leitura correta da Palavra de Deus leva à humildade (v. 19) e te motiva a compartilhá-la com poder aos outros (v. 30).
É bíblico que, sem oração e estudo perseverante da Bíblia não se alcança nunca o avivamento que produz reforma espiritual duradouro. Portanto, qualquer coisa parecida com avivamento e reforma sem fundamento bíblico e sem fervorosa oração é falso, não procede de Deus. Assim como a junção “oração e Bíblia” resultou num magnífico avivamento e reforma no tempo de Josias, se aplicarmos esse método bíblico, o resultado será o mesmo. Prossigamos avançando em direção ao verdadeiro avivamento e reforma! Vamos orar mais e ler mais intensamente a Bíblia, confrontando com nossa vida! Só assim obteremos sucesso!

Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...