segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Esdras 3

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

As experiências da vida, sejam boas ou ruins, devem levar-nos a um aprendizado espiritual indispensável: Colocar Deus em primeiro lugar. Depois de qualquer dificuldade é fundamental que se aprenda a buscar a Deus como prioridade acima de tudo, inclusive de conforto e bens materiais. As experiências da vida, ainda que muitas delas nos endureçam e nos forçam à incredulidade devido a nossa falta de interesse em tirar lições de vida, elas devem ser úteis para nos incentivar a começar sempre com Deus e fazer tudo o que está ao nosso alcance para adorá-Lo quando não podemos fazer tudo o que gostaríamos. Sem se preocupar com suas próprias casas, os remanescentes se preocuparam com a Casa de Deus (Esdras 3:7-13). Logo no segundo ano do retorno do exílio, importaram materiais do Líbano e os alicerces foram lançados sob a supervisão de sacerdotes e levitas escolhidos pelo sumo sacerdote Josué (Jesua) e por Zorobabel, neto de Jeoaquim, os quais lideraram o empreendimento do Templo de Deus. Priorizar a Deus acima de coisas, pessoas, riquezas, e tudo, é o caminho da verdadeira felicidade e satisfação no coração. Há pessoas que ainda estão presas a seus problemas, sofrendo a angústia de sua rebeldia, com amargura na alma porque não aceitaram que Jesus já morreu para libertá-las de todas estas coisas. Sejamos gratos e honremos ao Deus que age, intervém, liberta e restaura!

A primeira preocupação de cada pessoa deveria ser com relação ao culto a Deus. O povo que voltou do exílio sabia que desde a queda de Jerusalém em 586 a.C. não se ofereceu mais sacrifícios a Deus. O sétimo mês era o mais sagrado do calendário, com a celebração das Festas das Trombetas, da Expiação e dos Tabernáculos. Zorobabel e Josué supervisionaram a reconstrução do altar e a oferta de sacrifícios. Então, a Festa dos Tabernáculos foi o primeiro dia sagrado observado pelos que voltaram do exílio (Edras 3:1-6). Com isso, foi dado início às ofertas de sacrifícios e a reconstrução do Templo. Nada na vida deve ocupar o primeiro lugar que cabe somente a Deus. O foco principal de cada pessoa liberta do cativeiro do pecado deve ser sempre Deus, Seu Templo e Sua obra na Terra. É óbvio que quem frequenta sempre a igreja nem sempre está verdadeiramente liberto do pecado, da culpa e do mal comportamento; entretanto, todos os que são verdadeiramente libertos por Deus devem frequentar à Sua Casa, devem dedicar seu tempo, talento, recursos e vida a Seu serviço. A prioridade de um verdadeiro filho de Deus é com a restauração da missão; para este, missão nunca será vista como uma opção, mas como um estilo de vida. Quem é liberto não vive como escravo! Quem vive como escravo depois de ter sido liberto é porque não permitiu ser transformado pelo poder de Deus. Abra os olhos, não se engane, a libertação divina é mais do que mera teoria!

Quem aprende com as lições da vida aprende a priorizar a Deus; quem não honra a Deus em sua vida, precisa passar por uma experiência difícil. Porém, eu te digo, não espere enfrentar o exílio do pecado para que saibas que correr para Deus é melhor. Não espere as consequências do pecado para buscar a restauração em Deus; mas se você já endureceu demais o teu coração para Deus, é tempo de você mudar, mudar de atitude, de ideia e de comportamento. É tempo de restauração, de ser dedicado ao serviço de Deus; é tempo de aprender preciosas lições e não deixar azedar o coração. A alegria é a caraterística do remanescente. O louvor cheio de esfuziante felicidade impera nos lábios do libertos por Deus do cativeiro. Lágrimas de saudade dos velhos tempos embaçam os olhos dos idosos, que nem sempre estão satisfeitos com as mudanças causadas pelas circunstâncias. Mas nada impede dos libertos celebrarem a Deus, o autor da vida, que liberta o ferido, o escravo e o humilhado. Os sacerdotes e os levitas tocam fortemente suas trombetas e címbalos, resultando numa cantoria em louvor a Deus. Há dor, há choro, mas mesmo assim há louvor. A música deve ser usada para louvar a Deus a não para louvar ao ser humano; Deus merece todo o louvor, toda honra e toda a glória, porque ninguém liberta, salva e perdoa como Ele. Louve hoje a Deus, mas antes experimente a libertação oferecida por Deus em Cristo Jesus! Leia Esdras 3, e melhore a tua vida e tua adoração a Deus!

Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...